“Matemática e imaginação” foi tema de webinar no projeto Olhar 90

O projeto Olhar 90 promoveu, na última quarta-feira, 30 de setembro, mais uma ação para seu grupo de participantes. Dessa vez, o convidado, professor Gabriel do Santos e Silva, ministrou a webinar “Matemática e imaginação”, direcionada aos acadêmicos e docentes do curso de Matemática.

Segundo Asaph Ortolani, do 8º semestre do curso de Matemática, a abordagem utilizada na webinar incentivou a criatividade dos participantes. “Essa ação trouxe uma nova abordagem para nós, alunos e futuros professores. Ao meu ver, instigou-nos a explorar nossa imaginação e, consequentemente, nossa criatividade, que muitas vezes não é estimulada. Acredito que essas abordagens podem ser muito interessantes quando aplicadas ao ensino, pois a maioria dos alunos tem um certo receio com a matemática e utilizar novas abordagens pode trazê-los para mais perto do professor”, avaliou o acadêmico.

Webinar teve como destaque o incentivo à criatividade dos participantes (clique para aumentar)

Asaph também valorizou a escolha do tema, que trouxe uma ideia diferente para o contexto dos estudantes. “Trazer temas que divergem daquilo que acreditamos fazer parte da matemática é de suma importância na nossa formação e futura atuação como professores. Gostei muito da ação e espero que venham mais como essa”, finalizou o acadêmico.

O professor Gabriel, ministrante da webinar, é Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação (GEPEMA) e atua principalmente nos temas Educação Matemática e Avaliação da Aprendizagem Escolar.

Gabriel é doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática e empolgou os estudantes do campus (clique para aumentar)

A webinar completa pode ser visualizada no link: clique aqui.

Sobre o projeto

O projeto Olhar 90 tem como objetivo melhorar a relação interpessoal entre os participantes, diversificando os estudos e proporcionando uma formação mais ampla aos integrantes. Além disso, busca-se também complementar sua formação com temas que envolvem a sala de aula, como a vida social e estudos em matemática, favorecendo tanto o desenvolvimento de conhecimentos teóricos quanto de aprendizados pessoal, social e de enfrentamento de problemas.

Dentro do projeto, as ações ocorrem com periodicidade mensal. Também são realizadas atividades de mesma natureza com turmas de ensino fundamental e médio de algumas escolas públicas de Anastácio e Aquidauana.

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com Profa. Juliana Alves, pelo e-mail juliana.a.souza@ufms.br.