Residência Pedagógica divulga classificados para atuar como preceptores

Professores ainda podem participar de seleção para vagas remanescentes

Professores da rede pública de ensino já podem conferir aqui o resultado final da classificação para atuação como preceptores no Programa de Residência Pedagógica (RP) da UFMS. O objetivo do programa é promover a imersão do estudante dos cursos de licenciatura da Universidade no cotidiano da escola de educação básica. O RP é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores.

“O programa de Residência Pedagógica contribui com a reflexão da prática educativa nas escolas”, comenta a coordenadora institucional Marta Costa Beck. Os professores selecionados receberão bolsa da Capes no valor de R$ 765,00. O número máximo de bolsas por preceptor é 18. Foram classificados os que atuam em escolas que aderiram à RP dos seguintes municípios: Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Corumbá, Campo Grande, Paranaíba, Ponta Porã, Naviraí e Bonito.

Vagas remanescentes

Ainda há oportunidades para participar da Residência Pedagógica. Até dia 3 de outubro, estão abertas inscrições para vagas remanescentes. São seis vagas distribuídas pelas áreas de Filosofia, História, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Física. Confira o edital com a relação das escolas participantes e mais informações sobre a seleção aqui.

Os interessados devem encaminhar e-mail para rp.prograd@ufms.br com os seguintes documentos anexados (em formato PDF): formulário de inscrição preenchido e assinado; cópias da carteira de identidade ou passaporte (se estrangeiro), do CPF,  do diploma de licenciatura que corresponde ao componente curricular ou ao curso do subprojeto e do currículo cadastrado na Plataforma Capes da Educação Básica (https://eb.capes.gov.br); comprovante de experiência mínima de dois anos no magistério da educação básica (carteira de trabalho ou declaração de tempo de serviço); e declaração da direção da escola de que atua em sala de aula e o tempo de atuação.

A RP tem duração de 18 meses. “É importante destacar que para ser preceptor o professor da escola precisa ter no mínimo dois anos de experiência e atuar na disciplina do subprojeto (área) ao qual está se candidatando. Tanto os efetivos, como os contratados podem participar”, fala Marta.

Outras informações podem ser obtidas no site residenciapedagogica.ufms.br.

Texto: Vanessa Amin