Mais de 30 professores da rede pública são selecionados para atuação no Pibid

Inscrições para vagas remanescentes podem ser feitas até 3 de outubro

Trinta e um professores que atuam nas escolas de educação básica da rede participarão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da UFMS como supervisores. O edital com o resultado final da seleção pode ser conferido aqui.

O objetivo do Pibid é favorecer a formação inicial docente aos estudantes matriculados na primeira metade dos cursos de licenciatura da Universidade por meio de experiências efetivas contínuas no cotidiano das escolas. É um programa muito importante tanto sob o ponto de vista da UFMS, como sob o ponto de vista do estudante, aproximando-o das escolas da educação básica. De acordo com a coordenadora institucional Stella Sanches, o Pibid busca valorizar a carreira docente.

“Enquanto professores que formam futuros docentes, damos muita importância à realidade da escola, à cultura escolar, bem como as relações e interações. Mesmo neste contexto de pandemia, quando houve a inserção da educação remota nas escolas, já que houve uma reformulação e os nossos licenciandos precisam acompanhar esse cotidiano e o que vem sendo realizado”, explica a coordenadora institucional Stella Sanches.

Com duração de 18 meses, o Pibid prevê a concessão de uma bolsa institucional custeada pela Capes no valor de R$ 765 por mês e cada supervisor pode receber até 18 bolsas. Foram selecionados professores de escolas municipais e estaduais de Aquidauana, Três Lagoas, Naviraí, Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã, Nova Andradina, Dois Irmãos do Buriti e Coxim, para atuar nas áreas de alfabetização/pedagogia, biologia, matemática, educação física, filosofia, sociologia, química, física, geografia, história, licenciatura em educação do campo, letras (língua portuguesa, espanhola e inglês) e artes.

Vagas remanescentes

Até 3 de outubro, estão abertas inscrições para vagas remanescentes. São 14 oportunidades para professores que atuam em escolas da rede pública habilitadas para participar do Pibid nos municípios de Campo Grande, Aquidauana, Paranaíba, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã e Naviraí.  O edital pode ser conferido aqui.

Os interessados devem encaminhar e-mail para pibid.prograd@ufms.br com os seguintes documentos anexados (em formato PDF): formulário de inscrição preenchido e assinado; cópias da carteira de identidade ou passaporte (se estrangeiro), do CPF,  do diploma de licenciatura que corresponde ao componente curricular ou ao curso do subprojeto e do currículo cadastrado na Plataforma Capes da Educação Básica (https://eb.capes.gov.br); comprovante de experiência mínima de dois anos no magistério da educação básica (carteira de trabalho ou declaração de tempo de serviço); e declaração da direção da escola de que atua em sala de aula e o tempo de atuação.

Mais informações podem ser obtidas no site pibid.ufms.br.

Texto: Vanessa Amin