Elaboração de pré-projeto de pesquisa é tema de curso para estudantes de Administração

Postado por: Joao Doarth

Estudantes de Administração terão uma excelente oportunidade para aperfeiçoar suas pesquisas. Os interessados poderão se inscrever, até o dia 30 de setembro, em um curso de orientação de pré-projeto, que faz parte do projeto de ensino “O pré-projeto é nosso amigo: orientações para confecção de um pré-projeto de pesquisa”. O objetivo do projeto é desenvolver nos alunos as habilidades necessárias para a elaboração de um pré-projeto de pesquisa, contribuindo, posteriormente, na confecção do Trabalho de Conclusão de Curso.

Coordenadora do projeto, a professora Karoline Ferreira Kinoshita Goes destaca a importância do pré-projeto na vida acadêmica do estudante. “O pré-projeto é importante não somente nos cursos de graduação. Quando bem executado, ele contribui para o ingresso em cursos de pós-graduação, como em especializações, e é exigido em praticamente todos os processos seletivos de cursos de mestrado e de doutorado na área de Administração, sendo uma das etapas para classificação”, diz a docente.

Karoline também chama a atenção para a importância do TCC na formação do estudante, e como o pré-projeto surge como um campo de ideias para o aluno. “Um dos maiores receios dos alunos é a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Devido à falta de tempo, de organização e, principalmente, de informações e conhecimento sobre o trabalho, os alunos enxergam grandes entraves para a confecção do TCC. Para ajudar a diminuir os receios e superar os entraves enxergados, é importante que os alunos saibam o que querem escrever; como será organizado o trabalho, enxergando ‘o todo’; e, principalmente, gostem do tema que será escolhido. A confecção de um pré-projeto de pesquisa surge como um campo de ideias que poderá auxiliar o aluno a se envolver no desenvolvimento de seu trabalho e a trilhar o caminho da pesquisa de forma mais suave”, aponta Karoline.

Metodologia de ensino e avaliação

O curso contará com a apresentação de videoaulas online e aplicação de atividades que serão postadas semanalmente na plataforma Google Sala de Aula. Os participantes serão avaliados por meio da realização de atividades semanais, que valerão como frequência, com acerto de pelo menos 60% das questões e realização de atividade final, exigindo-se a nota 6,00 como nota mínima.

Inscrições

Estão abertas 30 (trinta) vagas para o curso, destinadas a alunos do curso de Administração do Campus de Aquidauana (CPAQ) da UFMS, sendo 15 vagas reservadas a alunos matriculados na disciplina de TCC. Será oferecido certificado de 10 horas, que poderá ser utilizado como atividade complementar.

As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro, pelo link: clique aqui.

Cronograma do curso

O curso será composto de 5 módulos (um por semana), descritos a seguir:

Módulo 1 (03 de outubro), ministrado pela Profa. Dra. Karoline Ferreira Kinoshita Goes: boas-vindas, informações iniciais, orientações e conceituação de pesquisa.

Módulo 2 (10 de outubro), ministrado pela Profa. Dra. Daniela Althoff Philippi: formulação de problema de pesquisa, definição dos objetivos do trabalho (geral e específicos) e justificativa.

Módulo 3 (17 de outubro), ministrado pela Profa. Dra. Gercina Gonçalves da Silva: elaboração da revisão de literatura.

Módulo 4 (24 de outubro), ministrado pela Profa. Dra. Karoline Ferreira Kinoshita Goes e pela Profa. Dra Ana Graziele Lourenço Toledo: procedimentos metodológicos – pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa.

Módulo 5 (31 de outubro), ministrado pela Profa. Dra. Karoline Ferreira Kinoshita Goes: elaboração de um plano de atividades.

Dúvidas sobre o curso podem ser esclarecidas pela professora Karoline, pelo e-mail karoline.kinoshita@ufms.br. Inscreva-se!

Sobre as ministrantes

Foto: Ana Graziele Lourenço Toledo

Ana Graziele Lourenço Toledo

Doutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV). Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR). Técnóloga em Secretariado Executivo Bilingue pela Universidade Braz Cubas (UBC). Pesquisa na área de Estratégia Empresarial (estratégias políticas, empreendedorismo, inovação) e Gestão Pública. É Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). (Texto informado pelo autor).

Daniela Althoff Philippi

Foto: Daniela Althoff Philippi

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho com estágio doutoral na North Carolina State University, Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na área de Administração da Produção e Operações. Dedica-se especialmente às áreas de Administração da Produção e Operações e Inovação.

Os temas de pesquisa abrangem a transferência de tecnologia entre universidade e empresas; inovação sustentável; cooperação tecnológica; Planejamento e Controle da Produção (PCP); modelos de previsão na produção e operações; gestão da qualidade; logística reversa e gestão socioambiental. Docente do Curso de Graduação em Administração e do Curso de Especialização em Gestão de Organizações Públicas e Privadas na Contemporaneidade (UFMS/CPAQ). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Cooperação Tecnológica e Inovação Sustentável (GPCTIS/CNPq)

Gercina Gonçalves da Silva

Foto: Gercina Gonçalves da Silva

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco (2017). Foi professora convocada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS – Ponta Porã – 2017-A), ministrando as seguintes disciplinas: Teoria Microeconômica e Técnica de Pesquisa em Economia. Em 2017 – B, como professora substituta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana, ministrou as seguintes disciplinas: Gestão de Agronegócios, Introdução a Economia, Introdução ao Planejamento Estratégico, Macroeconomia, Jogos de negócios, Empreendedorismo e Metodologia Cientifica. Como Professor de Magistério Superior Adjunto A, tem trabalhado as seguintes disciplinas: Empreendedorismo, Macroeconomia, Gestão de agronegócios, Introdução a economia, Metodologia Científica e Orientação de TCC. Na pesquisa atua nos seguintes temas: Nova Economia Institucional (NEI), Capital Social, Agricultura Familiar, Agronegócio, Visão Computacional e Sustentabilidade.

Foto: Karoline Ferreira Kinoshita Goes

Karoline Ferreira Kinoshita Goes

Doutora em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS (2018), na linha de pesquisa “Redes Organizacionais e Inovação”; Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE (2013), na linha de pesquisa “Inovação”; Especialista Lato-Sensu em Gestão de Marketing (2010) e em Gestão de Pessoas (2007) pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena; Possui MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Negócios (2010) e em Liderança e Gestão de Talentos Humanos (2007) pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena; Graduada em Administração – Habilitação em Marketing pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena (2004). É Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Texto: João Doarth