Último dia para se inscrever na Mostra Fotográfica “Beleza Negra Resiste”; participe

Foram prorrogadas, até o dia 20 de outubro, as inscrições para a participação na Mostra Fotográfica “Beleza Negra Resiste”, ação interinstitucional da UFMS, Campus de Aquidauana (CPAQ), que conta com a parceria do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), do Instituto Federal, Campus Campo Grande.

Segundo a professora Ana Paula Archanjo Batarce (UFMS/CPAQ), coordenadora do projeto Negritude em debate, o projeto convida a comunidade negra sul-mato-grossense a participar da mostra fotográfica. “O objetivo é visibilizar a beleza, a cultura e a ancestralidade negra existentes no Mato Grosso do Sul, historicamente apagados e fora dos padrões estéticos eurocêntricos. Oportunizará, assim, as discussões étnico-raciais capazes de qualificar e encorajar o professorado a trabalhar com a problemática da população negra, em sala de aula, na tentativa de diminuir o arranjo da desigualdade existente no país”, explicou a docente.

Ana Paula também explica que o resultado da mostra será encaminhado para as escolas públicas, promovendo ainda mais o debate do tema. “A partir das fotografias selecionadas para a mostra fotográfica, iremos elaborar um álbum de fotografias e, quando finalizado, será direcionado para escolas públicas, com a intenção de contribuir com o debate da Lei 10.639/03, que determina o ensino de História e Cultura Afro-brasileira nas escolas”, enfatizou a coordenadora do projeto.

Normas para participação

Para participar da mostra é muito simples. Basta enviar uma fotografia de uma pessoa negra juntamente com a Autorização de uso de imagem – Negritude em Debate – 2020.pdf (clique aqui para baixar), preenchida e assinada, para o e-mail negritudeemdebate@gmail.com, até o dia 20 de Outubro de 2020, além de seguir as recomendações da figura abaixo.

Download (JPG)

O andamento do projeto também pode ser acompanhado pelas redes sociais do projeto, no facebook @negritudeemdebatems e no instagram @negritudeemdebatems.

Outros esclarecimentos sobre o projeto podem ser encaminhados para o e-mail negritudeemdebate@gmail.com, ou diretamente para a professora Ana Paula, para o e-mail ana.archanjo@ufms.br.