Clube de Leitura retoma as atividades em setembro; participe

Na quarta-feira, 9 de setembro, o projeto “Grupo de Leitura: porque ler nunca é demais” retomou suas atividades. A programação para os próximos meses também já está definida.

Trata-se da segunda edição do projeto no Campus de Aquidauana. Neste ano, devido à pandemia, o projeto se renovou. “No ano de 2019, foram selecionadas obras literárias para a leitura, reflexões e socialização das reflexões dos participantes, através de rodas de conversas que se realizavam quinzenalmente, na sala C09 do campus. Neste ano, realizaremos a leitura de contos, ao invés de livros. O conto é um dos gêneros narrativos mais comuns na tradição literária brasileira, bem mais curto e apresenta uma estrutura mais fechada, onde a história se desenvolve naturalmente”, explicou a coordenadora do projeto, professora Janete Rosa da Fonseca.

Segundo a docente, o foco do projeto foi mantido. Ou seja, as leituras serão tratadas de forma reflexiva pelo grupo. “Manteremos o foco na leitura crítica e reflexiva e no objetivo do projeto, que é contribuir na inserção plena da comunidade acadêmica através do domínio da língua, decorrente do hábito de ler, transformando-os em sujeitos articulados tanto no exercício de entender o universo circundante, através dos processos de internalização da palavra na leitura, quanto de explicá-lo, por meio do domínio da escrita, que é a segunda parte do binômio, desenvolvendo assim aspectos cognitivos e promovendo interações através das discussões e trocas”, explicou a Janete.

Uma das bolsistas do projeto, Júlia Araújo conta que já há uma obra escolhida para reflexão pelo grupo. “As reuniões do clube de leitura voltarão a acontecer ainda no mês de setembro de 2020, e agora com novidades. Os contos serão alvo de nossas leituras e reflexões, sendo o primeiro conto ‘Os desastres de Sofia’, de Clarice Lispector. Contamos com a presença de vocês para refletirmos juntos a respeito das obras propostas”, explicou a acadêmica.

A atividade de abertura do projeto foi realizada na quarta-feira, dia 9 de setembro, a partir das 19 horas (veja a programação completa no final da matéria). As reuniões do Grupo de leitura acontecerão, como de costume, quinzenalmente. Porém, neste retorno, serão realizadas através do Google Meet, às quartas-feiras, a partir das 17h30.

“Esperamos para esta nova edição alcançar um grande número de participantes. Foram escolhidos contos muito interessantes e a leitura será prazerosa e dinâmica, bem como com uma exposição das ideias junto a todo o grupo, a cada quinze dias. Isso se torna um momento interessante, desta vez de forma remota, de socialização e de compartilhamento das reflexões extraídas das obras por todos os participantes”, finalizou a professora.

Para participar da reunião no Google Meet, basta clicar no link:  https://meet.google.com/syo-rjxx-aqq. Também é possível abrir o aplicativo ou site do Google Meet e digitar o código: syo-rjxx-aqq.

A participação no projeto é aberta a todos os interessados, que terão direito a certificado de horas complementares. O primeiro encontro do grupo também marcará as boas-vindas à nova bolsista do projeto, Magda Souza, acadêmica do curso de Pedagogia.

Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente pelas redes sociais do Clube de Leitura, no Facebook (clique aqui) ou no Instagram (clique aqui). Também é possível entrar em contato via e-mail, enviando mensagem para os endereços janete.fonseca@ufms.br ou juliacmaraujo@gmail.com. Participe!

Veja a programação completa do projeto:

Cronograma_ atividades Grupo de Leitura- Porque ler nunca é demais

Download (PDF)