Aquidauana e região pantaneira são tema de livro organizado no Campus de Aquidauana

Com o objetivo de divulgar e estimular o debate sobre questões sociais e ambientais da região, tão privilegiada em cultura e natureza, docente do Campus de Aquidauana (CPAQ) da UFMS acaba de lançar o livro “Olhares sobre a região de Aquidauana e Pantanal sul-mato-grossense”.

A obra foi organizada pelo Professor Emerson Figueiredo Leite, do curso de Geografia do CPAQ, e conta com diversos artigos que abordam a região de Aquidauana. “É importante divulgarmos os trabalhos aqui desenvolvidos, como forma de socialização do conhecimento e subsídio às políticas públicas locais”, disse o professor.

Dentre os trabalhos divulgados, há produções de estudantes, egressos e docentes. A primeira produção, denominada “A importância do leite na cultura indígena na região do Alto Pantanal Sul-Mato-Grossense”, é coordenada pela professora Dirce Ferreira Luz, do curso de Biologia. Para a professora, o desenvolvimento do trabalho foi enriquecedor, principalmente pela troca de experiências. “O trabalho foi de suma importância, pois promoveu uma troca de experiências e capacitação entre os indígenas, alunos e professores do Curso de Biologia da UFMS/CPAQ. Houve uma transferência participativa dos conhecimentos empíricos dos produtores com os fundamentos científicos da academia. Desta forma, garantimos a preservação dos costumes hereditários dos povos indígenas da etnia Terena, com uma melhoria da qualidade do leite produzido”. Sobre a metodologia do estudo, Dirce explicou como o trabalho foi realizado nas comunidades indígenas da região. “Foram contempladas nesta pesquisa as aldeias Buriti, Córrego Seco, Limão Verde e Santa Catarina. O encerramento aconteceu no ‘Dia do Índio’, como uma forma de valorizar e contribuir com as festividades”.

A professora Camila Aoki (UFMS/CPAQ) também participou elaboração do livro. Ela reforçou a preocupação que os editores tiveram, principalmente, com os aspectos ecológico e social. “Os capítulos enviados são importantes dentro de um contexto ecológico e social. Ambos abordam questões relacionadas à biodiversidade (um de plantas e outro de aves) e auxiliam na mudança de percepção dos componentes ambientais e seu valor para a sociedade, seja considerando o uso da fitodiversidade regional, seja subsidiando o plano de manejo em Unidade de Conservação Local. Este livro contempla muitos aspectos relacionados à conservação de um bioma brasileiro tão importante, que é o Pantanal”, destacou a docente.

A egressa do Programa de Pós-graduação em Geografia do CPAQ, Lidiane Perbelin Rodrigues, autora do capítulo “Análise Espaço-Temporal Histórica das Queimadas no Pantanal da Nhecolândia“, enfatizou a importância do trabalho, sobretudo no atual contexto de queimadas no Pantanal. “Investigamos a dinâmica de espacialização histórica desse fenômeno no Pantanal da Nhecolândia, através da análise das cicatrizes de queimadas e focos de incêndio, dados climáticos e da produção econômica. Parte da pesquisa nós desenvolvemos durante o Mestrado em Geografia, com orientação do professor Emerson, em que analisamos a dinâmica da paisagem dessa sub-região do Pantanal”, contou a autora.

Em outra pesquisa divulgada, intitulada “Caracterização fitofisionômica dos Megaleques Fluviais do Aquidauana e Negro, borda Sudeste do Pantanal Sul-Mato-Grossense”, a Mestra Leiciane de Almeida Silva Carvalho, sob orientação da Professora Edna Maria Facincani, discute fisionomias vegetais nos rios Aquidauana e Negro. A professora Bruna Gardenal, uma das co-autoras do capítulo, explicou como o estudo foi conduzido. “Neste estudo, foi realizado o reconhecimento e caracterização das diferentes fisionomias vegetais presentes nos lobos distributários dos Megaleques Fluviais dos rios Aquidauana e Negro, importantes feições geomorfológicas ativas na borda sudeste do Pantanal, através de levantamento florístico rápido nessas regiões”, explicou a docente.

Ainda, no artigo “Políticas públicas e gestão ambiental no município de Aquidauana/MS: análise sobre o Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida”, das autoras Maria Beatriz Santana de Jesus (egressa da Especialização em Ciências Ambientais) e da professora Tatiane do Nascimento Lima (UFMS/CPAQ), foram discutidas as ações de gestão ambiental desenvolvidas no Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida. O organizador da obra, Prof. Emerson, valorizou o trabalho, principalmente pela importância do parque na região. “O Parque é um importante espaço para a cidade de Aquidauana, onde a população pode realizar atividades de lazer, esporte e contemplar a natureza. O artigo aponta que, apesar de sua importância para a cidade, ele ainda não possui um plano de manejo, o que dificultam as ações de gestão ambiental. Através deste estudo, as autoras observaram que a população do município utiliza e tem apreço pelo espaço, e que ações do poder público, voltadas para orientações quanto à sua finalidade e à sua importância ambiental para o município, são importantes para a conscientização e bom uso desse espaço pela população”, avaliou o organizador.

Por fim, o professor Rogério Rodrigues Faria (UFMS/CPAQ) e o egresso da Especialização em Ciências Ambientais do CPAQ, o acadêmico Edpo Makoto Romeiro, foram os autores do último capítulo do livro, denominado “Quantificação e qualificação dos resíduos madeireiros em marcenarias do Município de Aquidauana-MS“. A pesquisa traz reflexões com foco em sustentabilidade, sobre a produção de resíduos sólidos por marcenarias de Aquidauana.

Publicada e editada pela Editora UFMS, a obra foi desenvolvida com o apoio institucional da Universidade. O livro completo pode ser lido no endereço https://repositorio.ufms.br:8443/jspui/handle/123456789/3547 .

Dúvidas sobre o livro podem ser esclarecidas pelo seu organizador, professor Emerson Figueiredo Leite, pelo e-mail emerson.leite@ufms.br.