Professores e egressos do Mestrado em Geografia publicam artigos em três revistas; leia

Na busca por contribuir com a produção e disseminação do conhecimento científico, professores e mestres formados pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia (PPGEO) do Campus de Aquidauana (CPAQ) vêm publicando diversos trabalhos acadêmicos. Os artigos seguem as duas linhas de pesquisa do programa: “Espaço, Ensino e Representação” e “Dinâmica Natural e Análise Socioambiental”.

Buscando a excelência na carreira acadêmica, os meses de junho e julho de 2020 foram produtivos para esses cientistas, que tiveram seus trabalhos destacados em periódicos conceituados no âmbito da Geografia. Foram publicados artigos científicos em três revistas: Revista Ciência Geográfica, Revista Brasileira de Educação em Geografia e Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde (Hygeia).

O primeiro dos artigos, denominado “Os desafios da formação de professores de Geografia na UFMS, Campus de Aquidauana: a aula de campo como perspectiva interdisciplinar“, foi publicado na Revista Ciências Geográficas, em seu volume 24, número 1 (2020). Trata-se de um periódico editado pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Bauru (SP). O trabalho foi elaborado por três pesquisadores efetivos do campus, Lucy Ribeiro Ayach, Ricardo Lopes Batista e Fernando Rodrigo Farias. “O artigo aborda o desafio de formar professores de Geografia, que requer estratégias que precisam ser utilizadas e aplicadas qualitativamente no decorrer da formação acadêmica. O uso da atividade de campo como perspectiva interdisciplinar faz parte de um desses elementos qualitativos”, disseram os professores.

Já o segundo trabalho, intitulado “Construção de mapas mentais no ensino de Geografia: representações do espaço vivido no contexto indígena“, foi publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, volume 10, número 19 (2020). O artigo é de autoria da mestra egressa Geni Martins Mesquita e da docente permanente do programa Eva Teixeira dos Santos. “Pensou-se na utilização dos mapas mentais como forma metodológica para melhorar o desempenho desses alunos na representação do lugar vivido e percebido, levando em conta o seu significado no ensino a partir de abordagens da Geografia. Com base no uso dos mapas mentais, como representações livres, mas orientadas pelos docentes, voltadas à inserção, reflexão e leituras espaciais trabalhadas em uma escola indígena, esse trabalho procurou investigar as potencialidades e limitações do recurso do mapa mental para o ensino e aprendizagem de geografia”, explicam as pesquisadoras.

Por fim, o terceiro artigo foi nomeado como “Covid-19 e os impactos na educação: percepções sobre Brasil e Cuba“, sendo publicado na Edição Especial Covid-19 da Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde (Hygeia). O trabalho é de autoria dos pesquisadores Eva Teixeira dos Santos (PPGGEO/CPAQ), Eros Salinas Chavez (Universidade de Havana), Anderson Antonio Molina da Silva (PPGGEO/CPAQ), Geovandir André Lordano (PPGGEO/CPAQ), Lucy Riberio Ayach (PPGGEO/CPAQ), Vicentina Socorro da Anunciação (PPGGEO/CPAQ) e Ricardo Lopes Batista (PPGGEO/CPAQ). “A Pandemia da Covid 19 tem causado sobre a população mundial impactos diretos na saúde física e mental, economia, política e relações sociais, dentre elas a educação. Nesta perspectiva, este trabalho analisa os efeitos da pandemia na área da educação no contexto espacial do Brasil e de Cuba, identificando as medidas adotadas”, contam os autores.

Os artigos completos podem ser acessados nos links abaixo:

Se você tem interesse em saber mais sobre o Mestrado em Geografia, o programa está com inscrições abertas para Aluno Especial. Todas as informações sobre o programa podem ser acessadas no site https://ppggeografiacpaq.ufms.br/.

Dúvidas sobre o Mestrado em Geografia podem ser esclarecidas pelo e-mail secppgg.cpaq@ufms.br.