Olhar 90: projeto sugere filmes para assistir entre julho e agosto

Pensando no período de transição que acontece entre o primeiro e segundo semestres letivos, as famosas férias de meio de ano, o projeto Olhar 90 elaborou uma lista repleta de filmes de qualidade, visando proporcionar aprendizado e enriquecimento educacional e cultural a toda a comunidade em tempos de distanciamento social.

A lista foi elaborada por docentes do Curso de Matemática e pelos acadêmicos integrantes do projeto. Ao todo, são 62 obras relacionadas à Matemática, Educação, lições de vida, superação e outros clássicos com ótimas histórias.

Um dos integrantes do projeto, o Prof. Fernando da Silva Batista explicou a importância dos conteúdos culturais e motivacionais em tempos de pandemia. “Neste momento, em que muitos cuidados são necessários, acabamos por priorizar alguns destes cuidados em detrimento de outros. Por exemplo, os que podem ficar isolados em casa ficam, mas, devido a tantos problemas noticiados, podem acabar não se ocupando com conteúdo motivacional ou cultural. Pensando nisso, a equipe do projeto teve a iniciativa de indicar filmes com temáticas diferenciadas, mas com direcionamentos semelhantes”, disse o docente.

Para o docente, o entretenimento saudável pode servir de inspiração positiva para nossa vida. “São obras que deixam lições de vida e esperança, a maioria delas relacionadas à Educação e/ou Matemática. Acreditamos que, ao refletirmos a respeito de uma história inspiradora, acabamos por identificar elementos de nossa própria vida ali expostos e, dessa forma, somos inspirados positivamente pela narrativa. E tudo isso é possível sem sair de casa”, finalizou o professor.

Veja abaixo a lista de filmes recomendados:

Sugestões do Corpo docente
A procura da felicidade Jogada de gênio
A lista de Schindler Marie Curie
A origem Matrix
A teoria de tudo Mudança de hábito 2
A vida é bela Nanny McPhee – A Babá Encantada
Apenas uma chance Nenhum a menos
Até o último homem O contador
Beleza oculta O discurso do rei
Blade Runner O homem que mudou o jogo
Coach Carter – Treino para a vida O homem que viu o infinito
Como treinar seu dragão O Jogo da imitação
Cubo O melhor lance
Dois filhos de Francisco O menino do pijama listrado
Donald no país da matemágica O poço
Duro de matar 2 O senhor dos anéis
Efeito borboleta Orgulho e Preconceito
Einstein Os Delírios de consumo de Becky Bloom
Em busca da Felicidade Os miseráveis
Extraordinário Quebrando a banca
Forrest Gump Sociedade dos poetas mortos
Gênio indomável Sr Ninguém
Homens de Honra The quantum indians
Intocáveis Um sonho possível
Invencível Uma mente brilhante
Invictus X+Y

.

Sugestões dos discentes da equipe
Além da sala de aula O menino que descobriu o vento
A teoria de tudo O milagre de Anne Sullivan
A voz do silêncio: koe no katachi O orgulho (Le brio)
Como estrelas na terra Sementes podres
Entre os muros da escola Sociedade dos poetas mortos
Escritores da liberdade Um laço de amor

Sobre o projeto

O projeto Olhar 90 tem como objetivo melhorar a relação interpessoal entre os participantes, diversificando os estudos e proporcionando uma formação mais ampla aos integrantes. Além disso, busca-se também complementar sua formação com temas que envolvem a sala de aula, como a vida social e estudos em matemática, favorecendo tanto o desenvolvimento de conhecimentos teóricos quanto de aprendizados pessoal, social e de enfrentamento de problemas.

Dentro do projeto, as ações ocorrem com periodicidade mensal. Também são realizadas atividades de mesma natureza com turmas de ensino fundamental e médio de algumas escolas públicas de Anastácio e Aquidauana.

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com Profa. Juliana Alves, pelo e-mail juliana.a.souza@ufms.br.