Live abordará a relação entre infância e as poesias de Manoel de Barros

Com o objetivo de fortalecer a relação entre arte, cultura e outras formas de saber, a UFMS promoverá, na próxima semana, mais uma live com conteúdo diferenciado, principalmente para estudantes e profissionais da área educacional.

A ação está sendo organizada pelo projeto “As poesias de Manoel de Barros e a UFMS: possibilitando caminhos entre a criança e suas infâncias”, do Curso de Pedagogia do Campus de Aquidauana, e será realizada no dia 20 de julho (segunda-feira), às 19h, via Google Meet, pelo link https://meet.google.com/rmv-xjpd-zzi.

O projeto Manoel de Barros é desenvolvido tradicionalmente no Campus de Aquidauana, em forma de reuniões, oficinas e outros encontros, mas neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a atividade foi replanejada, visando continuar alcançando o público interessado na ação.

Um dos focos do projeto é o de implementar atividades práticas, que integrem as diversas áreas do conhecimento, como a biologia, história, matemática, pedagogia, letras e turismo. No mesmo caminho, as atividades buscam oferecer uma formação multidisciplinar aos participantes, em que a interação entre duas ou mais disciplinas promovam a superação da fragmentação do conhecimento e possibilitem uma sólida formação cultural, artística e literária, principalmente frente às demandas advindas do crescimento da criança.

A coordenadora do projeto, professora Janaina Maia (UFMS/CPAQ), explica como as ações deste ano foram pensadas. “Hoje, o projeto está diferente dos anos anteriores, pois como estamos vivendo um momento delicado, teremos que desenvolvê-lo de forma remota, com professores e professoras do 1º ao 5º ano das escolas públicas municipais e estaduais e também da rede privada. A live se dirige principalmente a esse público, com certificado de julho a dezembro, e o contato será pelos endereços: Facebook (Projeto Manoel de Barros) ou pelo Instagram (manoelbarros@2020)”, contou a docente.

A professora também nos conta que as atividades serão desenvolvidas semanalmente e que, dentre outras ações previstas, serão elaborados artigos e brinquedos. “As ações desenvolvidas serão elaboradas a partir da leitura e dramatização das obras do Poeta Manoel de Barros. Durante o projeto, haverá confecção de brinquedos, reuniões semanais para planejamento, realização de pesquisas e, ao final, será elaborado um artigo para a publicação e apresentação em eventos, visando apresentar os resultados da vivência da infância e a relevância do projeto na UFMS e nas escolas participantes”, explicou Janaina.

Dúvidas sobre o evento podem ser esclarecidas pelo Facebook Projeto Manoel de Barros, pelo Instagram @manoelba4 ou diretamente pelo e-mail da coordenadora, professora Janaina Maia, no endereço janaina.maia@ufms.br.

Texto: João Doarth