Pesquisadoras discutem sobre redes alimentares alternativas durante a pandemia; assista

Com o atual panorama de pandemia em vigor no mundo todo, mudanças tem sido presenciadas em contextos variados da sociedade. E uma das áreas mais atingidas pelas mudanças é a de serviços de alimentação, impactada principalmente por medidas de prevenção à propagação do novo coronavírus, como a restrição de funcionamento do comércio.

Para discutir sobre a gestão em tempos de crise, um grupo de pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) elencou temas fundamentais durante a pandemia e disponibilizará uma série de podcasts com ricas discussões em cada tema. Em seu primeiro podcast, o grupo convidou três professoras para a discussão, e uma delas é Isadora Bacha Lopes, professora e pesquisadora do Campus de Aquidauana da UFMS.

Isadora Bacha Lopes atua, no campus, principalmente no curso de Administração, tem doutorado em Administração pela UnB e mestrado em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP). No primeiro episódio do podcast, a docente discutiu com as pesquisadoras Mayra Monteiro Viana (UnB) e Solange Alfinito (UnB) sobre as redes alimentares alternativas em meio à Covid-19.

Durante a discussão, Isadora destacou a importância das redes alimentares alternativas durante a pandemia. “As redes alimentares alternativas são uma forma de engajamento e participação dos cidadãos. São modelos alternativos de sistemas de vendas, que tem como principal objetivo reduzir a distância entre o produtor e o consumidor”, disse a docente.

Para exemplificar a rede alimentar alternativa, a professora cita dois exemplos trabalhados em sua pesquisa: o clube de compras e a comunidade que sustenta a agricultura. Especialmente sobre o clube de compras, Isadora detalha como são realizados os procedimentos. “Os clubes de compras, de forma geral, são sistemas que vendem produtos e serviços a um grupo de associados, geralmente mediante um desconto […] No caso que pesquisamos, o serviço era oferecido digitalmente, por um site que possui 27 produtores, com diferentes produtos, cada um ofertando sua especialidade. Hoje esse clube conta com 250 associados. O consumidor vai ao site, seleciona a cesta de produtos que tem interesse naquela semana e a empresa familiar coleta os produtos diretamente nos produtores rurais, monta a cesta e entrega diretamente aos associados. É bem simples e o mais interessante é conseguir aproximar os consumidores da agricultura familiar por meio de um site”, explica a docente.

Ouça o podcast completo aqui ou nas plataformas elencadas abaixo.

Entrevistadas discutiram sobre redes alimentares alternativas durante a pandemia (clique para aumentar)

Ouça o Podcast

Episódio 1 – Gestão em Tempos de crise: A crise da COVID-19 e as redes alimentares alternativas

Você sabia que existem modelos organizados que  possibilitam comprar alimentos direto do produtor rural? São as chamadas Redes Alimentares Alternativas. Para explicar como elas funcionam, a professora Patricia Guarnieri convidou as pesquisadoras Isadora Lopes,  Mayra Viana e Solange Alfinito.

Neste episódio, você vai conhecer a história por trás de um Clube de Compras, entender o que é uma CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) e conhecer como esses modelos favorecem o produtor rural e o consumidor. Saiba, ainda, qual foi o impacto da covid-19 sobre o funcionamento de dois casos estudados de Redes Alimentares Alternativas em Brasília (DF) e a opinião das pesquisadoras sobre a importância de aprender sobre esses modelos. Vem com a gente!

Assista à live

Os editores da revista Gestão e Sociedade convidaram os 23 autores da Edição Especial em questão para uma live no dia 10 de junho de 2020. A discussão foi bem produtiva, envolvendo temas como turismo, comunicação organizacional, linhas de crédito e muito mais!

Você pode ver a live completa no aplicativo Zoom, pelo link: clique aqui

Você também pode conferir a versão editada da gravação, com ênfase na participação das docentes sobre o tema de RAA, no vídeo abaixo:

Leia o artigo

Você sabia que existem modelos organizados que possibilitam comprar alimentos direto do produtor rural? São as chamadas Redes Alimentares Alternativas (RAA). Sob orientação da profa. Solange Alfinito (UnB), publicamos um artigo sobre dois casos de RAA, e gostaríamos de compartilhar as diferentes formas de acessar esse conteúdo, que trata sobre:

• O que são Redes Alimentares Alternativas;
  • Como a crise da covid-19 impactou esses arranjos;
  • Como funcionam uma CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) e um Clube de Compras Sustentável;
  • Se a relação próxima ‘produtor-consumidor’ ajuda na resiliência!

Que tal ler o artigo completo?

A gente promete que é ele não é muito grande! O artigo está disponível na Edição Especial A COVID-19 e a Gestão – Reflexões, Desafios e Perspectivas da revista Gestão e Sociedade (GeS). A chamada de artigos demonstrou a rápida capacidade de mobilização da comunidade acadêmica, uma vez que foram submetidos 79 artigos em um curto período de tempo. Nosso artigo esteve entre os nove selecionados!

Dúvidas sobre a pesquisa podem ser esclarecidas com a professora Isadora Bacha Lopes, pelo e-mail isadora.lopes@ufms.br.

Texto: João Doarth (com informações de Isadora Lopes e Mayra Viana)