Inscrições para disciplina intensiva de Letras vão até esta sexta-feira

Entre os dias 2 e 3 de julho, estudantes do curso de Letras do campus de Aquidauana da UFMS poderão se matricular em uma disciplina intensiva oferecida pelo curso. Trata-se de “Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa”, que será ministrada pela professora Daniela de Souza Silva Costa.

A turma será aberta com 50 vagas e as aulas ocorrerão no sistema de Ensino Remoto Emergencial, no período de 6 a 23 de julho, de segunda a sexta-feira. Como se trata de uma disciplina específica e com elevado índice de retensão, a recomendação é de que preferencialmente os alunos de Letras façam sua inscrição, embora seja possível possível tanto as inscrições de estudantes de outros cursos, como também de profissionais já formados. Nos dois últimos casos, será feita a avaliação de cada inscrição.

Segundo a docente responsável pela disciplina, serão utilizados diferentes materiais durante os estudos. “Os materiais serão disponibilizados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, com textos, videoaulas gravadas, exercícios, dentre outros, e haverá um grupo de apoio no aplicativo WhatsApp”.

De acordo com seu plano de ensino, a disciplina terá como objetivos  (i) apresentar as disciplinas no âmbito dos estudos linguísticos, destacando sua importância para os professores de línguas; (ii) discutir os principais conceitos das áreas de Fonética e Fonologia, levando os acadêmicos a reconhecerem as diferenças entre ambas; (iii) aplicar os conhecimentos adquiridos à análise de fatos concretos da língua; (iv) apresentar visão e perspectivas dos conhecimentos aplicados ao ensino de línguas e (v) destacar a relevância dos estudos em Fonética e Fonologia para o reconhecimento, o entendimento e a valorização das variedades linguísticas em solo brasileiro.

Para fazer sua matrícula, o acadêmico de Letras deverá acessar o sistema acadêmico (Siscad), pelo site https://siscad.ufms.br/, selecionar a disciplina e realizar a sua inscrição. Dúvidas podem ser enviadas para a professora Daniela, pelo e-mail souza.costa@ufms.br.