Geógrafo, um profissional conectado às mudanças da sociedade e da natureza

Postado por: Joao Doarth

Hoje, dia 29 de maio, comemora-se o Dia do Geógrafo, data que também se refere ao dia de fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em seu processo de formação, o Geógrafo conta com o apoio de diferentes disciplinas, o que lhe garante uma atuação pautada em múltiplas abordagens. Exercendo suas atividades em diversos campos (sociais, ambientais e econômicos), este profissional mostra sua interação com outros campos profissionais, marca de sua alta capacidade interdisciplinar.

A compreensão das dinâmicas da sociedade e da natureza no processo de transformação do espaço geográfico, com visão ética, crítica e holística, são características deste profissional, na busca de um mundo com justiça e igualdade. Uma profissão cada vez mais necessária frente aos desafios do mundo contemporâneo.

Veja no vídeo abaixo a mensagem dos coordenadores de Geografia (graduação e pós-graduação) neste Dia do Geógrafo:

Regulamentação da Profissão Geógrafo

O Geógrafo tem sua atuação regulamentada pela Lei n.º 6.664/79 e Decreto n.º 85.138/80, alterados pela Lei nº 7.399/85 e regulamentados pelo Decreto n.º 92.290/86. Conforme o parágrafo 3° da Lei 6.664/79, é de competência do Geógrafo o exercício de diversas atividades e funções, sendo:

I – Reconhecimentos, levantamentos, estudos e pesquisas de caráter físico-geográfico, biogeográfico, antropogeográfico e geoeconômico e as realizadas nos campos gerais e especiais da Geografia, que se fizerem necessárias:

a) na delimitação e caracterização de regiões e sub-regiões geográficas naturais e zonas geoeconômicas, para fins de planejamento e organização físico-espacial;

b) no equacionamento e solução, em escala nacional, regional ou local, de problemas atinentes aos recursos naturais do País;

c) na interpretação das condições hidrológicas das bacias fluviais;

d) no zoneamento geo-humano, com vistas aos planejamentos geral e regional;

e) na pesquisa de mercado e intercâmbio comercial em escala regional e inter-regional;

f) na caracterização ecológica e etológica da paisagem geográfica e problemas conexos;

g) na política de povoamento, migração interna, imigração e colonização de regiões novas ou de revalorização de regiões de velho povoamento;

h) no estudo físico-cultural dos setores geoeconômicos destinado ao planejamento da produção;

i) na estruturação ou reestruturação dos sistemas de circulação;

j) no estudo e planejamento das bases físicas e geoeconômicas dos núcleos urbanos e rurais;

l) no aproveitamento, desenvolvimento e preservação dos recursos naturais;

m) no levantamento e mapeamento destinados à solução dos problemas regionais;

n) na divisão administrativa da União, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios.

Ainda, conforme a referida Lei, compete a esse profissional a organização de congressos, comissões, seminários, simpósios e outros tipos de reuniões, destinados ao estudo e à divulgação da Geografia, podendo atuar também nos setores público e privado.

O Campus de Aquidauana da UFMS, por meio de seus cursos de Geografia (graduação e pós-graduação), parabeniza este profissional pelo seu dia!

Texto: Emerson Figueiredo Leite (professor)