Campus de Aquidauana desenvolve plataforma para facilitar compras durante a pandemia

Para facilitar o acesso dos consumidores aos produtos e serviços nestes tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus, docentes e estudantes do curso de Administração do campus de Aquidauana (CPAQ) estão empenhados no desenvolvimento do projeto Conectando as micro e pequenas empresas aos consumidores no combate à Covid-19.

A ação tem como objetivo auxiliar os consumidores em suas compras para evitar eventuais deslocamentos, por meio da criação de uma plataforma aberta de informações contendo nome, contato, produtos e serviços oferecidos pelos empreendimentos locais.

“Muitas pessoas não sabem onde adquirir produtos e serviços sem se deslocarem das suas residências. Por meio deste projeto, cumprimos nossa função social de disponibilizar informações úteis à população de Aquidauana e região, evitando a circulação de pessoas e incentivando os negócios locais. A ideia é conectar quem precisa dos produtos/serviços a quem os dispõe”, conta a coordenadora da ação, Daniela Althoff Philippi.

Professora Daniela é coordenadora da ação

De acordo com a professora, o próprio cenário e alteração da rotina provocados pela pandemia da Covid-19 estimulou o grupo de professores a acadêmicos a desenvolver o trabalho e propor uma solução que contribuísse com o isolamento social e evitasse aglomerações. “Há uma grande preocupação na atual conjuntura econômica, causada pelo impacto da pandemia nos negócios e empregos. O projeto atua no sentido de fortalecer as empresas, funcionando como uma vitrine para que o consumidor saiba onde pode adquirir produtos e serviços, sem sair de casa”, afirma.

O projeto de extensão está vinculado ao edital específico da UFMS que contempla ações e ideias de enfrentamento à Covid-19. A equipe que está atuando no desenvolvimento das atividades é formada pelas professoras Daniela Althoff Philippi e Ana Graziele Lourenço Toledo e acadêmicos do curso de Administração do CPAQ.

Segundo a coordenadora da ação, todos os participantes possuem funções específicas dentro do projeto. A estudante Kamila Rocha de Oliveira realiza a elaboração dos instrumentos e atualiza as informações dos participantes, apoia as atividades de cadastro, além de participar de reuniões e discussões. Já os acadêmicos Anderson Queiroz Quirino, Bruno dos Santos Zanuncio, Fabiana Peralta Miranda, Jayane Vasques Martins e Laisa Darnizot dos Santos contribuem para elaboração dos instrumentos, apoiam na atualização de informações e análise cadastral e auxiliam na divulgação das atividades.

Segundo a professora Daniela, o projeto está em fase inicial. No momento a equipe está aplicando um questionário junto aos empresários de Aquidauana e Anastácio para obter os dados das empresas. “Aos empresários interessados, responder o questionário é o primeiro passo, para que então, após a análise e aprovação dos dados, possam preencher a ficha cadastral para participação no projeto, comprometendo-se a atualizar as informações no caso de mudanças”, ressalta.

Após a conclusão desta fase, a equipe do projeto Conectando irá disponibilizar as informações em uma plataforma que ficará à disposição dos consumidores nos canais de divulgação da UFMS, em especial, na página do CPAQ. No catálogo serão disponibilizadas informações diversas como produtos oferecidos ou serviços prestados e horários de atendimento e modos de atendimento que atendam ao propósito do projeto (como delivery e entrega em domicílio), por exemplo.

“Já estamos elaborando o layout da plataforma. A previsão é de que os dados estejam todos inseridos na plataforma até a metade de junho e a finalização do projeto aconteça em agosto”, explica a docente. “Evitar a circulação, diminuindo os riscos de contágio aos consumidores e população, e prestigiar as empresas que estão se reinventando em tempos de pandemia, promovendo-as, além de incentivar o comércio e, consequentemente, o desenvolvimento local”, conclui.

Mais informações sobre como participar do projeto podem ser obtidas pelo e-mail: admcontracovid.cpaq@ufms.br

Texto: Juliana Ovelar (estagiária da Agecom no CPAQ) e Vanessa Amin

Fotos e imagens: acervo do projeto Contectando