Campus de Aquidauana desenvolve dois projetos para o enfrentamento à COVID-19

Diante do atual cenário de pandemia do novo coronavírus, o curso de Administração do campus de Aquidauana da UFMS está desenvolvendo duas ações para o enfrentamento à COVID-19. Os projetos “Conectando as micro e pequenas empresas aos consumidores no combate à COVID-19” e “Curso online de Comércio Eletrônico e Marketing Digital” são coordenados pelas docentes Daniela Althoff Philippi e Ana Graziele Lourenço Toledo e contam com a participação dos estudantes do curso de Administração. As atividades foram iniciadas agora em maio de 2020.

Com o objetivo de facilitar o acesso dos consumidores aos produtos e serviços, a ação “Conectando as micro e pequenas empresas aos consumidores no combate à COVID- 19” assume o papel de auxiliar esses consumidores em suas compras para evitar eventuais deslocamentos. O projeto irá disponibilizar em uma plataforma aberta as informações sobre os empreendimentos, contendo o nome, contato, produtos e serviços oferecidos por eles.

“Muitas pessoas não sabem onde adquirir produtos e serviços sem se deslocarem das suas residências em tempos da pandemia do Coronavírus. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, mais uma vez, cumpre a sua função social de disponibilizar informações úteis à população de Aquidauana e região, evitando a circulação e incentivando os negócios locais. Assim, a ideia é conectar quem precisa dos produtos/serviços a quem os dispõe”, declara Daniela Althoff Philippi, coordenadora da ação.

No Curso online de Comércio eletrônico e Marketing Digital, as atividades estão voltadas para os empreendedores informais, micro e pequenos empreendedores. Nesse contexto, o objetivo da ação é oferecer um curso de capacitação para que esses profissionais desenvolvam novos canais de vendas, além de fixarem e ampliarem suas marcas nas plataformas digitais.

A Profa. Ana Graziele explica o desenvolvimento dos projetos neste período:

“Visa atender uma necessidade que os empreendedores estão manifestando de colocar os produtos para a venda online e muitas vezes não saber como isso é feito. Então esse curso vai ser oferecido de forma online gratuita e ao final dele as pessoas podem optar por fazer uma prova e obter o certificado desse curso”, explica Ana Graziele Lourenço Toledo, coordenadora do projeto.

Durante as atividades, os empreendedores serão orientados sobre como construir suas lojas online, preparar suas vitrines e utilizar os canais digitais para se relacionar com os clientes. O curso é aberto para a comunidade interna e externa e será disponibilizado na página do campus, Youtube e Facebook.

“A gente espera que com esses projetos a gente consiga auxiliar esses empreendedores, principalmente os empreendedores locais a se reposicionarem nessa nova dinâmica competitiva que foi estabelecida pela pandemia e dar a nossa contribuição como curso de Administração nesse processo”, enfatiza Ana Graziele.

A coordenadora do curso de Administração, Gercina Gonçalves da Silva, destacou a importância dos projetos para a comunidade acadêmica e as medidas adotadas pela Universidade no atual cenário. “As ações desenvolvidas pelo curso representam o esforço de manter o calendário com o máximo de qualidade que a situação permite. Todas as medidas que estão sendo tomadas pela UFMS, seguindo os órgãos oficiais de saúde, são para proteger os alunos e toda comunidade universitária. Com empenho e colaboração de todos, vamos superar mais esse desafio”, afirmou.

Texto: Juliana Ovelar