Servidores contam experiências do teletrabalho no Campus de Aquidauana

Com o estabelecimento do teletrabalho para os servidores, no dia 19 de março, docentes, técnicos e estagiários do Campus de Aquidauana (CPAQ) da UFMS estão utilizando as funcionalidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para manter o atendimento remoto à comunidade universitária.

A docente do curso de Administração, Daniela Althoff Philippi, aponta que o teletrabalho é uma oportunidade para o desenvolvimento da autodisciplina. “Respeitar os horários de trabalho, como se estivesse nos horários em que, até então, estava na universidade, conciliando os horários de dedicação à pesquisa, ao ensino, à extensão, entre outros”, disse.

A professora ainda relata que a necessidade de se comunicar de forma mais didática com os estudantes foi um dos desafios enfrentados no teletrabalho. Para isso, a docente adotou novas estratégias para o processo de ensino aprendizagem. “Tive que buscar novos textos e recursos, leio e releio várias vezes o que escrevo, solicito e oriento”, afirma.

Maria Eduarda Peres Melo, aluna do curso de Matemática e estagiária na biblioteca do campus, tem se adaptado ao novo cenário e está auxiliando os acadêmicos no atendimento online. “Eu não estou tendo dificuldades. Como vários alunos me conhecem, quando alguém tem alguma dúvida, mandam mensagem no meu Whatsapp ou Facebook e eu oriento. Isso já acontecia antes então está sendo tranquilo para mim”, explicou.

O trabalho também não parou para os setores administrativos da UFMS. Técnico em Assuntos Educacionais no Campus de Aquidauana, o servidor Diego Almeida Oliveira enfatizou o andamento dos serviços na Unidade de Apoio Estudantil. “Estamos atendendo via e-mail, respondendo os acadêmicos, publicando os editais, e isso temos conseguido fazer de casa”, diz o servidor.

Diego apontou que a maior parte dos serviços estão sendo viabilizados por teletrabalho, embora alguns serviços tenham sido interrompidos. “Em alguns serviços, temos um travamento, como nas entrevistas da assistência estudantil, que ficam inviáveis. Com isso, alguns acadêmicos ainda não foram contemplados com os auxílios estudantis, mas já conseguimos atender a maior parte dos acadêmicos inscritos”.

“Já recebemos as documentações dos processo seletivos, então temos conseguido fazer a maior parte dos serviços pelo regime de teletrabalho. As ferramentas de rede social têm sido importantes para a comunicação com os acadêmicos, fazemos o contato pelo e-mail e também tentamos o contato pelas redes sociais, quando possível”, finalizou o servidor.

O professor Fernando Batista, que já divulgou tutoriais de ferramentas online para o estudo dirigido, descreveu algumas plataformas que podem ser utilizadas nesse período. “Eu uso principalmente o Google sala de aula, Whatsapp e Youtube. Busco integrar os três, dessa forma eu consigo gravar videoaulas explicando o conteúdo e o acadêmico consegue fazer a sua lista de exercício pegando esse material no Google sala de aula e entregando as atividades. No Youtube, as conversas acontecem no chat”, disse. Fernando também afirma que a preparação das aulas pode variar devido à variedade das disciplinas e conteúdos.

Para o docente, o uso das ferramentas digitais poderão agregar inúmeras vantagens às aulas presenciais, pois esses recursos proporcionam a revisão das aulas, alcance ampliado e aumento no leque de opções dos estudantes. “Os professores que desconheciam o poder da internet sabem agora que podem muito mais”, finalizou.

O teletrabalho na UFMS está temporariamente em vigor, desde o dia 19 de março. A atual previsão de retorno às atividades presenciais é no dia 11 de maio.

Texto: Juliana Ovelar e João Doarth