Professor cria vídeos para explicar como usar o Google Sala de Aula

Professor na UFMS, Campus de Aquidauana (CPAQ), Fernando da Silva Batista, que é conhecido também pelo trabalho virtual que desenvolve à frente do canal Cafemática, no Youtube, acaba de lançar uma importante playlist de orientação para quem deseja estudar a distância.

Ciente da situação das universidades federais, principalmente da UFMS, no combate ao coronavírus, o docente elaborou uma série de materiais para orientar os alunos e professores no uso do Google Sala de Aulas, ferramenta gratuita direcionada para escolas, organizações sem fins lucrativos e qualquer usuário que tenha uma conta do Google pessoal.

Com o Google Sala de aula, os professores e alunos se conectam facilmente, dentro e fora das escolas. O Google Sala de aula economiza tempo e papel, além de facilitar a criação de turmas, distribuição de tarefas, comunicação e organização.

Fernando conta que o objetivo do projeto é esclarecer todas as formas de utilização da ferramenta. “A intenção é ir do básico ao avançado e falar tanto para alunos como para professores. Como você aplica uma atividade, como disponibiliza material, envia para alunos, convida  os alunos para participar da sala. E para alunos, como pega suas atividades, datas de entrega, onde estão os materiais, etc.”, diz o docente.

O Professor também avaliou o cenário da educação com o coronavírus e incentivou, nesse momento, a realização de aulas online. “Nesse momento delicado, é importante se prevenir e evitar as aglomerações, assim sendo, aulas online se tornaram uma ferramenta fundamental para todos nós”.

Também é possível, segundo o docente, esclarecer as possíveis dúvidas comentando nos vídeos. “Os vídeos têm a intenção de servir tanto para quem sabe nada quanto para quem já tem algum conhecimento sobre o assunto, porque a playlist está dividida em vídeos curtos, em respeito ao seu tempo, para que possa assistir justamente o tópico que lhe interessar mais, havendo aulas desde como usar o mais básico até recursos mais avançados. Lembre-se que a qualquer momento pode comentar suas dúvidas nos vídeos”.

Entre as aulas, estão conteúdos para aprender a criar um e-mail da Gmail, uma turma no google sala de aula, uma atividade avaliativa, uma atividade simples, além da versão utilizada pelo estudante.

A playlist com todos os vídeos pode ser acessada no canal Cafemática: Café com Matemática.

Dúvidas podem ser esclarecidas também pelo e-mail fernando@cafematica.com. Fernando da Silva Batista é Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tem 30 anos e atualmente leciona na UFMS/CPAQ.

Texto: João Doarth