Com egressos e calouros, Licenciatura Indígena promoveu tradicional roda de conversa

Para promover a integração de seus alunos, bem como a troca de experiências com egressos, o curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFMS, Campus de Aquidauana (CPAQ), promoveu uma tradicional roda de conversa.

A atividade de acolhida aos calouros foi realizada na terça-feira (18) e contou com a presença de egressos do antigo Prolind (Programa de Apoio à Formação Superior de Professores), nome do curso antes de ser institucionalizado pela UFMS. Os profissionais já formados orientaram, encorajaram, incentivaram e demonstraram suas experiências como professor indígena, coordenador pedagógico, diretor de escola ou como liderança indígena em sua comunidade.

Paulo Baltazar, Professor indígena que atua na UFMS, explicou a forma de troca de experiências adotada. “Buscamos a forma tradicional de reunião, embaixo de uma árvore, por sinal bem apropriada, um pé de seriguela com sombra bastante frondosa”, disse o docente.

Prof. Paulo Baltazar avaliou positivamente a roda de conversa (clique para aumentar)

Entre os convidados da Reunião estava o Prof. indígena Aronaldo Julio, que compareceu voluntariamente para conversar com os estudantes. Aronaldo terminou seu curso de graduação na UFMS/CPAQ. Em seguida, fez mestrado e doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Linguística, pesquisando a língua terena.

Aronaldo contou um pouco da sua trajetória e experiência enquanto professor e diretor da Escola Municipal Nicolau Horta Barbosa, localizada na Aldeia Cachoeirinha, no município de Miranda (MS). O docente foi um importante convidado, já que o curso de Licenciatura Intercultural Indígena é ofertado no CPAQ na área de Linguagem. “Sua experiência de sala de aula, de ex-acadêmico e agora de pesquisador foi fundamental”, disse o seu colega e professor do curso, Paulo Baltazar.

Célio Francelino Fialho foi mais um importante convidado para a roda de conversa. Ele é ex-aluno do Prolind, formado na área de Linguagem, e retornou ao CPAQ para conversar sobre a sua experiência como Cacique da Aldeia Bananal, bem como sobre o seu acompanhamento pedagógico e de gestão junto às escolas municipais e estaduais da região.

Estudantes participaram de uma tradicional roda de conversa (clique para aumentar)

A Profa. Nayara Venâncio Gonçalves também compareceu à roda de conversa e contribuiu com sua experiência enquanto Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual Indígena Professor Domingos Veríssimo Marcos, da Aldeia Bananal. A docente coordenou um bate-papo com os alunos, buscando incentivá-los para sua permanência e contando as dificuldades vencidas durante o curso no Prolind.

O Prof. Celso Fialho, Coordenador da Escola Municipal Indígena General Rondon, falou um pouco sobre a sua experiência enquanto ex-aluno. Ele apontou suas dificuldades durante o curso e ressaltou que, agora, atuando na Coordenação Pedagógica, a responsabilidade é ainda maior. Contou também como se tornou professor concursado na Prefeitura Municipal de Aquidauana, trazendo palavras de carinho, incentivo e ânimo a todos os alunos recém-ingressantes na Licenciatura Intercultural Indígena.

“Fazer a reunião embaixo da árvore é uma das formas tradicionais de nos reunirmos para orientação ou para transmissão de conhecimentos tradicionais, como é feito no seio familiar nos finais da tarde ou no escurecer”, disse o Prof. Paulo Baltazar, que avaliou positivamente a acolhida com os calouros do curso.

Confira algumas fotos do encontro: clique aqui.