“Gratidão” é o sentimento mais forte dos formandos de 2020; veja os depoimentos

Para cada estudante, para cada familiar, para cada amigo e para cada profissional que participou da trajetória acadêmica de um aluno da UFMS o sentimento é especial.  E como seria diferente? Depois de tantos anos, finalmente conseguir o seu diploma de graduação traz à tona uma mistura de emoções, sobretudo para o formando.

Entre os dias 17 e 18 de fevereiro, o Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) teve o orgulho de formar 100 profissionais em seus cursos de graduação. E a cada ano que passa – serão 50 anos em agosto – o sentimento de quem trabalha para proporcionar uma formação profissional digna e de qualidade para os estudantes de Aquidauana também é muito forte. Tanto é que já são aproximadamente cinco mil profissionais formados durante a história do campus. Mas, com toda a certeza, o sentimento do estudante é levado para toda a sua vida.

Para eternizar esse sentimento, elaboramos um vídeo institucional com o depoimento de formandos de cada curso. Para cada estudante, a sensação é diferente. Há quem ressalte a gratidão à Universidade e aos seus profissionais, enquanto outros se lembram do apoio incondicional da família, namorada, marido, etc. Sem sombra de dúvidas, o que fica é o sentimento de carinho pelos anos em que fizeram parte da família UFMS.

Thamires Nascimento Figueiredo, formanda de Pedagogia, destacou o sentimento de gratidão por sua formação. “Hoje é um dia muito especial porque coroa nossa trajetória de quatro anos, foram dias difíceis que nós vivemos, mas hoje temos o gostinho do que é vencer e passar por todos os desafios dessa jornada. É uma gratidão imensa a todos que fizeram parte, a professores, a familiares, a Deus, é um momento muito especial”.

“O sentimento que tenho é de gratidão, por todo o curso e por toda a formação que o curso me ofereceu dentro do Campus de Aquidauana”, disse Maicon Velasco de Melo, formando de Biologia.

Thales Henrique Evangelista Pinto, de Geografia Licenciatura, declarou como foi importante o apoio de família e namorada para conseguir seu diploma. “O sentimento é de gratidão pelos funcionários, professores, família, por quem me incentivou a terminar o curso e está me incentivando a começar o mestrado. Também agradeço à minha namorada, que me incentivou a terminar o curso, senão eu teria desistido por conta das dificuldades que encontrei”, contou o profissional.

Edielson Jhonatan Lopes Candido Meira, de Geografia Bacharelado, contou com o apoio de familiares e amigos para sua conquista. “Gratidão aos meu amigos, familiares, colegas de faculdade, que sempre me apoiaram em tudo e me incentivaram a terminar o curso. Quando pensei em desistir, todos me apoiaram e hoje sou grato a eles por estar me formando”.

Júlia Benteo Maia, de Letras, ressaltou o carinho pela UFMS. “Gratidão e estou muito feliz porque foram muitos anos. É uma etapa concluída e agora é esperar pelo melhor. Quem sabe eu retorne para o mestrado, porque eu tenho um carinho muito grande pela UFMS, por todos que nos fazem sentir competentes e capazes de fazer o que queremos”, disse a egressa.

“O curso de Turismo me proporcionou muitas descobertas de aprendizado e conquista. Eu não conhecia meu estado e o curso me deu essa visão de conhecer nossas cidades e quantas belezas elas têm”, disse Katiele Pereira da Silva, agora formada em Turismo pela UFMS/CPAQ.

Letícia de Lima, de Matemática, conta que o apoio da família e professores foi importante. “O sentimento é de gratidão e dever cumprido. Foram 4 anos que não foram fáceis, mas sempre contei com o apoio da minha família e dos professores”.

Hélio dos Santos, de Administração, lembrou os desafios que enfrentou na graduação. “Essa colação representa as etapas vencidas, de desafios, de associar trabalho, universidade, deixar de dar atenção para a família às vezes em prol dos estudos, tudo isso pensando em uma melhoria, uma nova profissão, e hoje é um desafio vencido. Feliz por estar me formando em uma federal, o que faz toda a diferença”.

“Pra mim, hoje é um motivo de muita alegria, porque é um sonho concluído. O interessante é entender a dinâmica das aulas, vermos o que entendemos e aprendemos realmente. Feliz por cada um que passou por tudo isso conosco” contou Dário Delgado da Silva, formando de História.

A UFMS deseja que seus egressos sigam sua trajetória profissional com muita sabedoria, respeito e ética, e lembra que está de portas abertas para os novos profissionais.

Obs.: fotos do segundo dia de colação de grau já disponíveis em nosso site.