Projetando novas turmas, cursinho de português encerra o ano com balanço positivo

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes do Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ), o cursinho gratuito “Norma Padrão do Português do Brasil (NPPB): desatando nós” chegou ao final de sua primeira turma.

E a sensação foi de dever cumprido. Isso porque o projeto de ensino, coordenado pela Profa. Dra. Daniela de Souza Silva Costa, teve boa participação e um público comprometido. Aspectos teóricos e práticos foram trabalhados, com materiais de estudo e aulas feitas especialmente para que os alunos superassem possíveis deficiências no estudo da nossa língua.

Estudantes de vários cursos fizeram parte da primeira turma do cursinho (clique para aumentar)

Segundo a Profa. Daniela, foi nítido o empenho demonstrado pela turma: “abrimos 50 vagas e conseguimos terminar com uma adesão bem legal. Ao longo de um semestre, foram tratados temas da norma padrão, mas sempre envolvidos com o cotidiano, além de serem estudados processos de produção e compreensão textual, bem como as normas ABNT”.

Para a docente, a satisfação em atender uma clara demanda da comunidade acadêmica contagiou todo o grupo: “idealizamos um projeto em que o curso de Letras pudesse oferecer aos acadêmicos do CPAQ um cursinho de português, algo tão pedido e tão necessário a todos. A iniciativa envolveu nossos acadêmicos, professores do curso e teve a adesão de estudantes de todos os cursos”.

Profa. Daniela e turma promoveram confraternização de encerramento (clique para aumentar)

Embora tenha sido o primeiro ano do projeto, a professora acredita ter alcançado seus objetivos: “foi uma experiência de muito sucesso. Apesar de ser um projeto piloto, ele alcançou seus objetivos e, principalmente, acredito que tenha contribuído para todos os envolvidos: nossos acadêmicos puderam experienciar a preparação de aulas para um público diferente, do ensino superior, as professoras envolvidas orientaram essas aulas e os estudantes tiveram encontros semanais com conteúdos explicados, aplicados em sala de aula e depois enviados por e-mail para posterior estudo”.

E não para por aí! A ideia é de que uma nova turma seja aberta em 2020: “já estamos pensando na próxima edição e esperamos que mais estudantes se interessem pela nossa querida Língua Portuguesa”, finalizou a docente.

Outras informações podem ser obtidas diretamente com a Profa. Daniela, pelo e-mail souza.costa@ufms.br ou pelo telefone 3241-0455.