Aliando Matemática e Pedagogia, projeto “Magia” ensina estudantes e disponibiliza vídeos na internet

Um projeto inovador está sendo desenvolvido nas salas de aula do Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ). Trata-se do projeto Magia: Matemática e Pedagogia, que tem o objetivo de ensinar estudantes e disponibilizar os vídeos na internet.

A iniciativa, do Prof. Fernando Batista, surgiu a partir de contatos que o docente da Matemática teve com algumas turmas de Pedagogia: “Na primeira aula no curso de Pedagogia da UFMS/CPAQ, fiz perguntas a cada pessoa da turma para compreender como era a relação deles com a Matemática. Muitas pessoas até se relacionavam bem, mas houve mais de um momento de choro e relatos tristes. Tanta raiva, trauma e ódio levaram a inúmeras dificuldades com essa disciplina, dificuldades essas que precisavam ser contornadas para conduzir as aulas por um caminho mais sereno”, disse o Professor.

Ele conta que, a partir de uma reunião com a coordenadora do curso, a profª. Dra. Franchys Marizethe Nascimento Santana, o caminho para o projeto foi definido: “ela comentou sobre a falta de materiais didáticos de Matemática, surgiu então a ideia de permitir que a sala pudesse produzir tais materiais físicos para serem utilizados no ensino da Matemática. Essa foi a semente do projeto”.

A construção da metodologia do projeto foi feita com a participação da turma, conta o Prof. Fernando: “conversando com a sala, dividimos todos em grupos e cada um deles deveria optar por construir um material lúdico para trabalhar um assunto de Matemática no qual sempre teve muita dificuldade. A ideia era que essa confecção aproximasse os acadêmicos de seus medos, para que pudessem vencê-los de uma vez, pois teriam que apresentar como usar o material e, portanto, estudar meios de abordar esses aterrorizantes temas da Matemática”.

O projeto, Magia: Matemática e Pedagogia, foi moldado por meio dessas sugestões entre o professor, coordenação do curso e a turma: “conforme a ideia se materializava, pensamos em não apenas usar o projeto como uma forma diferente de avaliação dessa turma, mas também colocar o que foi produzido na internet, com o objetivo de apresentar o que foi feito a outras turmas de Pedagogia, bem como para professoras do ensino fundamental, no intuito de mostrar caminhos lúdicos e diferenciados para alcançarmos juntos o objetivo primeiro, que é a educação dos alunos no ensino básico. O projeto mostrou-se eficiente, com acadêmicos vencendo seus traumas e dificuldades com a disciplina e o passo a passo da produção, com a lista de materiais utilizados e sua quantidade”.

As videoaulas explicando como usar todos os materiais produzidos estarão disponíveis no site www.cafematica.com/magia e no canal do Youtube “Cafemática: Café com Matemática“.

Dúvidas ou sugestões podem ser enviadas diretamente para o Prof. Fernando Batista, pelo e-mail fernando@cafematica.com.

Texto: João Doarth