Pela Residência Pedagógica, estudantes de Matemática encerram o ano promovendo atividades
Durante os últimos 14 meses, estudantes de Matemática do Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) desenvolveram uma série de atividades em duas escolas da região: Escola Estadual Dóris Mendes Trindade (Aquidauana) e Escola Estadual Maria Correa Dias (Anastácio).
As atividades fizeram parte do Programa Residência Pedagógica (RP). Trata-se de uma iniciativa que visa à melhoria da formação dos acadêmicos matriculados em cursos de licenciatura, desenvolvida em uma escola pública de educação básica.
Orientados pela Profa. Juliana Alves de Souza (UFMS/CPAQ), os estudantes tiveram a supervisão escolar exercida pelas Professoras Fabiane Baes (E. E. Dóris Mendes Trindade) e Marilza Vedovato (E. E. Maria Correa Dias).
No período de setembro de 2018 a novembro de 2019, os residentes desenvolveram diversas atividades em cada escola, tais como: apoio às aulas da professora supervisora, colaboração em projetos da escola, participação em eventos, formação continuada, reuniões pedagógicas, conselho de classe e realização de aulas práticas (oficinas).
Além disso, por meio do programa, participaram de eventos como:
- Apresentação de três trabalhos no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), em Cuiabá (MT), entre os dias 14 a 19 de julho de 2019;
- 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Integra UFMS, entre os dias 21 a 27 de julho de 2019, na UFMS, em Campo Grande (MS);
- Ministração de minicursos a partir das oficinas desenvolvidas nas escolas, durante a XI Semana de Matemática da UFMS/CPAQ;
- Apresentação de trabalho no VI Fórum de Educação Especial e Inclusiva do CPAQ, durante os dias 26 a 28 de novembro de 2019, a partir de atividades desenvolvidas com um aluno cego na Residência Pedagógica.
![](https://cpaq.ufms.br/files/2019/12/RP-Laboratório-encerramento-e-apresentação-7-300x169.jpeg)
Revitalização de laboratório escolar foi uma das atividades promovidas pelo grupo (clique para aumentar)
Na E. E. Dóris Mendes Trindade, os residentes – acompanhados de sua orientadora, Profa. Juliana, e de sua preceptora, Profa. Fabiane – organizaram um espaço para o Laboratório de Matemática da escola, promovendo a construção de materiais pedagógicos e decoração do ambiente e contribuindo para o ensino e aprendizagem de Matemática da instituição. “A escola tinha espaço, faltava organizá-lo, o que foi feito pelos residentes”, disse a Profa. Juliana.
Para a Profa. Juliana, o programa trouxe benefícios para a formação dos futuros professores: “a partir dessa experiência, percebemos que o Programa Residência Pedagógica possibilita uma formação mais ampla e significativa quanto à relação entre teoria e prática do futuro professor”.
A docente fez questão de agradecer às escolas participantes, destacando a receptividade com que os estudantes foram recebidos: “ambas as escolas foram receptivas e apoiaram todas as atividades do Programa. Toda a equipe da RP de Matemática da UFMS/CPAQ agradece às duas escolas pela parceria”.
Confira o álbum de fotos das atividades: clique aqui.