Em visita técnica, estudantes de Geografia vão a Três Lagoas (MS) e aprendem sobre formação regional

A temporada de aulas de campo foi produtiva para os estudantes do Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ)! Acadêmicos do Curso de Geografia Licenciatura, matriculados nas disciplinas de Geografia Regional e Geografia de Mato Grosso do Sul, realizaram uma visita técnica na cidade de Três Lagoas (MS) e aprenderam sobre formação regional, dentre outros temas diversos.

A aula de campo, que também contou com a participação de estudantes de Geografia Bacharelado e Pedagogia, aconteceu entre os dias 29 de novembro a 01 de dezembro e foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Lopes Batista, em parceria com o Prof. Dr. Fernando Rodrigo Farias e com a participação do Prof. Dr. Camilo Alejandro Bustos Ávila, como professor convidado.

Com o objetivo de facilitar a compreensão dos conteúdos trabalhados nas disciplinas, a partir da relação entre teoria e prática, o grupo buscou verificar como acontece a formação regional e o processo de regionalização em Mato Grosso do Sul, além de identificar as mais diversas bases econômicas existentes em nosso estado.

Estudantes realizaram visita técnica na Usina de Jupiá (clique para aumentar)

Para isso, o primeiro dia de atividade (29) foi iniciado com uma visita à fábrica de celulose da Eldorado Brasil, uma das maiores do país neste segmento. Com o acompanhamento de Isabella Ceragioli Damaceno, responsável pelo setor de comunicação da Eldorado Brasil, os alunos foram conduzidos durante a visitação à fábrica, onde conheceram seu processo produtivo e sua capacidade de empregabilidade. Em seguida, houve uma palestra com Leandro Freitas, Engenheiro Florestal, que falou sobre as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela empresa.

No período vespertino, foi realizada uma visita à hidrelétrica de Jupiá (CTG Brasil). O grupo foi recebido pelo funcionário Antônio Carlos Rodrigues dos Santos, responsável pelo setor de visitas, que fez uma palestra introdutória sobre a história da empresa. Na sequência, Antônio coordenou a visita guiada por vários setores da hidrelétrica, tais como central de controle, eclusa, estação de energia e o local onde estão as turbinas que geram a eletricidade.

Hidrelétricas são potências econômicas da região de Três Lagoas (clique para aumentar)

No dia seguinte (30), houve uma palestra com o Geógrafo da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, Mestre Otony Ávila Ornellas, nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Unidade II, Campus de Três Lagoas. O Geógrafo abordou o tema “desenvolvimento econômico e as transformações ocorridas na cidade de Três Lagoas (MS)”.

À tarde, o Prof. Dr. Ricardo Lopes Batista percorreu com os acadêmicos os vários pontos da cidade, apresentando as permanências e mudanças decorrentes do atual processo de regionalização, que culminou no aparecimento de novos equipamentos urbanos na cidade sede da microrregião de Três Lagoas, como os condomínios fechados destinados aos segmentos de alto poder aquisitivo e o novo shopping center, que será inaugurado no final de 2019. Ainda foi possível observar o residencial Novo Oeste, um segmento condominial entregue à população de baixa renda.

Para o Prof. Ricardo, a atividade atendeu aos objetivos propostos: “esta atividade de campo foi considerada muito produtiva e contou com a participação de 20 acadêmicos, 15 do curso de Geografia Licenciatura, 01 do curso de Geografia Bacharelado e 04 do curso de Pedagogia, todos matriculados nas disciplinas de Geografia Regional ou Geografia de Mato Grosso do Sul”.

Confira o álbum de fotos: clique aqui.