Em Jardim (MS), estudantes de Geografia participam de visita técnica interdisciplinar

Estudantes do Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) visitaram um dos quatro municípios que integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. A visita técnica ao município de Jardim (MS), distante cerca de 150 km de Aquidauana, foi realizada na última quinta-feira, dia 28 de novembro, por acadêmicos e docentes do Curso de Geografia – Bacharelado.

A aula de campo abordou, de forma interdisciplinar, os conteúdos das disciplinas de Biogeografia e Legislação Urbana e Ambiental. Para isso, os alunos tiveram a supervisão, durante a visita, de seus professores, Lucy Ayach e Camilo Ávila.

No início das atividades, os alunos participaram de uma palestra na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município de Jardim, onde houve uma exposição geral sobre as atividades econômicas desenvolvidas na cidade e a importância da conservação ambiental, em especial para o desenvolvimento do turismo. Os estudantes obtiveram informações e sanaram todas as dúvidas sobre o contexto que envolve tanto a área da Biogeografia como da Legislação Ambiental.

Estudantes debateram as especificidades da Serra da Bodoquena (clique para aumentar)

Em seguida, os alunos foram recebidos no Aterro Sanitário do município de Jardim, implantado recentemente, o qual, através da empresa Curica Ambiental, está operando em forma de consórcio com os municípios vizinhos, através do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa (CIDEMA).

Após essa visita, foi realizada a trilha ecológica na Reserva Particular do Patrimônio Natural – Buraco das Araras, que proporcionou vasto conhecimento sobre a formação do relevo cárstico “dolina” e também sobre as espécies animais e vegetais da área da fazenda, reforçando o entendimento sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais e conciliação com a atividade econômica.

Para finalizar as atividades, houve um debate sobre os aspectos teóricos estudados, envolvendo as duas disciplinas, tendo como foco as especificidades que caracterizam a Serra da Bodoquena e o papel do Geógrafo em gerar informações científicas para a análise e uso do espaço.

Confira o álbum de fotos da visita: clique aqui.