Revista pantaneira publica nova edição e lança chamada

Postado por: Diego Almeida Oliveira

A Revista Pantaneira, atualmente editorada pelo Professor Emerson Figueiredo Leite, do Curso de Geografia do CPAQ, acaba de publicar sua 16ª edição. A edição conta com uma entrevista realizada com o Professor Dr. Jaime Ferreira da Silva.

Ainda nessa edição, o pesquisador Geovandir André Lordano apresenta uma pesquisa descritiva de análise do movimento pendular das populações dos municípios com cidades conurbadas na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul: Anastácio e Aquidauana; e, Ladário e Corumbá. O Professor Carlos José Espíndola da UFSC escreve, com base no levantamento bibliográfico e coleta de dados, os principais determinantes responsáveis pelo desenvolvimento econômico da América Latina, entre 1980 e o início do século XXI.

Uma análise sobre a percepção dos alunos do ensino médio sobre os polinizadores e a sua crise global é apresentada pelos pesquisadores Artur Állan Machado Christofori e Rogério Rodrigues. Os Pesquisadores Romildo Morant de Holanda e Raimundo Mainar de Medeiros, ambos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, apresentam uma pesquisa com as classificações climáticas  de Köppen e Thornthwaite, para o município de Bom Jesus (PE), gerando informações importantes para o planejamento e racionalização das suas diversas atividades produtivas e de políticas das atividades agrícolas.

Com a retomada de suas atividades de publicação de artigos e resenhas, a Revista Pantaneira convida a comunidade científica para submeter seus trabalhos à apreciação de seu comitê avaliador.

Na sua história, a primeira edição foi publicada entre os anos 1980 e 1990, sendo coordenada e editada pelo Professor Dr. Valter Guimarães, até o ano de 2013. Pausada deste então, a revista retoma as atividades sob a coordenação e edição do Professor Dr. Emerson Figueiredo Leite, agora na versão digital. Conta com o apoio dos professores dos cursos de graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) e do Mestrado em Geografia da UFMS/CPAQ, e, também, com o Corpo de Avaliadores que pode ser verificado em seu site.

A Revista possui periodicidade anual e será publicada no mês de Novembro de cada ano, salvo em Edições Temáticas e Especiais. Seu objetivo é publicar artigos originais, que divulguem resultados de pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica da Geografia e áreas correlatas, a fim de estimular a difusão do conhecimento interdisciplinar e o fomento ao debate entre autores e leitores. As submissões realizadas até o mês de setembro serão publicadas no mesmo ano. As posteriores, no ano seguinte.

Todo o seu acervo foi digitalizado e pode ser acessado abertamente pelos interessados, bastando acessar https://periodicos.ufms.br/index.php/revpan/issue/view/506.

As condições para submissão de trabalho e outras informações podem ser consultadas no link: https://periodicos.ufms.br/index.php/revpan/information/authors.

Esclarecimentos adicionais devem ser endereçados ao Professor Emerson, pelo e-mail emerson.leite@ufms.br.