Usina Hidrelétrica de Jupiá recebe visita técnica de Alunos do Curso de Administração do CPAQ

Postado por: Diego Almeida Oliveira
Em aula de campo, no dia 11 de novembro, os alunos do 7º semestre do Curso de Administração do CPAQ conheceram as instalações da Usina Hidrelétrica – UHE – de Jupiá, no município de Três Lagoas-MS. A visita técnica ocorreu no âmbito da disciplina de Elaboração e Análise de Projetos, ministrada pela Profa. Ana Graziele Lourenço Toledo.
Os alunos assistiram a uma apresentação sobre a CTG Brasil – que é a companhia controladora da Usina de Jupiá – e tiveram a oportunidade de questionar a respeito da geração e distribuição de energia. Acompanhados pelo Sr. Antonio Carlos Rodrigues dos Santos, do departamento de Marca, Comunicação & Sustentabilidade da UHE Jupiá, os alunos visitaram as instalações físicas da usina, onde puderam observar a eclusa, a sala de controle, o parque de geração de energia, acompanhando o trabalho de modernização das turbinas que geram a energia hidrelétrica.
De acordo com a exposição do Sr. Antonio, a CTG Brasil desenvolve diversos programas na UHE de Jupiá, visando, além da geração de energia, preservar e minimizar o impacto ambiental das operações da empresa. Também foram ressaltadas a importância da segurança e de boas práticas de gestão de pessoas para a geração de resultados na empresa.
Na disciplina de Elaboração e Análise de Projetos, os alunos obtêm conhecimentos que os auxiliam na elaboração de projetos de baixa à alta complexidade. No caso da UHE de Jupiá, foi possível perceber como o gerenciamento de projetos é necessário para obter empreendimentos de sucesso e como o planejamento atua de forma primordial na consecução de projetos. Com a observação dos esforços para modernização das instalações da usina que passará a ser controlada e operada digitalmente, os alunos tiveram contato com questões práticas de gestão de projetos, principalmente relacionadas ao controle de prazos e execução de tarefas.
Clique aqui para ver as fotos.