Em visita a Campo Grande (MS), alunos de Turismo têm aula prática sobre gastronomia e artesanato

Na última quarta-feira (25), estudantes do Curso de Turismo do Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) realizaram visitas técnicas a diversos estabelecimentos comerciais de Campo Grande (MS), visando analisar a baixa e alta gastronomia da região, além dos artesanatos produzidos especialmente com base na cultura sul-mato-grossense.

Na baixa gastronomia, o grupo analisou o Mercadão Municipal de Campo Grande e seus produtos oferecidos. O Mercadão, inaugurado em 1958, é considerado parada obrigatória para quem é visitante no estado ou reside em cidades vizinhas. Trata-se de um dos principais pontos turísticos da cidade, com 144 bancas e 79 boxes, e uma variedade de produtos hortifrutigranjeiros, doces regionais, laticínios, peixes, ervas medicinais, farináceos, temperos, condimentos, artesanato e alimentação.

Estudantes visitaram o Restaurante Outback (clique para aumentar)

Na alta gastronomia, os estudantes realizaram uma visita técnica no Restaurante Outback, localizado no Shopping Campo Grande. Trata-se de um restaurante informal, construído e decorado em estilo que remete ao interior da Austrália. São mais de 800 restaurantes nos Estados Unidos (onde foi inaugurado em 1988) e cerca de 120 unidades em outros 22 países.

O grupo também analisou o artesanato na região, tanto no Mercadão, conhecendo as produções comercializadas em seus quiosques indígenas, como em visita à Casa do Artesão, outro local de destaque do turismo do estado.

O estudante Humberto Torres (Turismo/CPAQ) acredita que atividades como essa são fundamentais na graduação: “foi muito importante a visita técnica para conciliar a parte teórica em sala de aula com a parte prática. É importante porque massificamos o aprendizado. A aula prática faz com que interajamos com o meio e isso nos faz ver na vida real como funcionam os conhecimentos adquiridos em sala de aula, como, por exemplo, como funciona um restaurante, como um garçom serve uma mesa, suas formas de atendimento”.

No Mercadão, estudantes conheceram a diversidade de produtos oferecidos no local (clique para aumentar)

“Então, para nós, futuros turismólogos, que vamos trabalhar como agentes de viagens, operadores, com meios de hospedagens e com alimentos e bebidas, ver tudo isso in loco é fundamental. Conseguimos ver na prática a diferença da alta e da baixa gastronomia. O Prof. Izac foi muito feliz em ter elaborado essa atividade e parabenizo a UFMS por essa oportunidade”.

A aula prática foi válida pela disciplina de Gestão de Alimentos e Bebidas do Curso de Turismo e foi coordenada pelo Prof. Dr. Izac de Oliveira Belino Bonfim (UFMS/CPAQ).

Confira as fotos da visita técnica: clique aqui.

Fotos: Humberto Torres