PIBID de Biologia faz plantio de árvores nas proximidades da Lagoa Comprida

Postado por: SAMIRA TORRES BENEVIDES

Como atividade alusiva ao Dia do Biólogo (comemorado no dia 03/09), nessa quarta-feira (04), a UFMS promoveu um plantio de árvores nativas nas proximidades da Lagoa Comprida.

Com a queimada da vegetação ocorrida recentemente nessa área, o curso de Ciências Biológicas do Câmpus de Aquidauana (CPAQ), por meio do PIBID e em parceria com a Escola Estadual Profª Dóris Mendes Trindade, realizou o plantio de mudas nativas do cerrado e pantanal para o reflorestamento da região. As mudas foram cedidas pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), através do Sr. Roberto Valadares e Fernando Ibanez Martins.

Também prestou o apoio para esta atividade o 9º Batalhão de Engenharia de Combate, por meio do Tenente Coronel Alexandre Vieira da Costa, que disponibilizou os soldados para auxiliar na abertura das covas, visando ao plantio e à construção de armações de madeira para a proteção das mudas na natureza.

Profa. Dirce Ferreira Luz faz entrega simbólica de muda para o exército brasileiro (clique para aumentar)

Outra equipe que auxiliou na ação foi o Centro de Controle de Vetores (CCV) com todos seus integrantes, inclusive com a presença do coordenador, o Sr. Sebastião Marques, colaborando com a coleta de lixo residual nas proximidades das mudas plantadas. Como forma de alertar a população para a preservação, placas foram fornecidas pela empresa Ponto Com Comunicação Visual, do Sr. Max Sander de Oliveira Gonçalves.

Supervisor do PIBID, o Profº José Américo Fiori Grance fez a abertura da atividade e, em seguida, o biólogo Fernando Martins explicou a importância de preservar a natureza, em especial nos arredores da Lagoa comprida. O biólogo fez o plantio da primeira muda, ensinando a forma correta para a transferência das mudas para o solo. Assim, os alunos da Escola Profª Dóris Mendes Trindade, juntamente com os Pibidianos, realizaram o plantio de aproximadamente 40 mudas nesta área.

A água utilizada para a primeira regada das plantinhas foi disponibilizada pela Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul – SANESUL, por meio do Sr. Daniel de Souza Serafim. A empresa colaborou com o envio de pessoas habilitadas, fornecendo água em abundância e mangueiras próprias para este fim.

Por fim, a Profa. Dra. Dirce Luz, coordenadora do PIBID (UFMS-CPAQ), finalizou as atividades do dia.

Confira o álbum de fotos clicando aqui.