Inscrições abertas para II Semana de Administração e Turismo
Estão abertas, até o dia 8 de setembro, as inscrições para a II Semana de Administração e do Turismo do Câmpus de Aquidauana da UFMS (CPAQ). As inscrições são gratuitas e abertas ao público externo. O evento acontecerá entre os dias 10 a 12 de setembro.
A programação completa também já foi divulgada e, para alunos dos Cursos de Administração e Turismo, há também a possibilidade de apresentação de pesquisas em andamento ou finalizadas (verifique as regras para apresentar o seu trabalho).
Quem participar em todas as noites (mesas-redondas) terá direito a certificado de 20h. Quem também participar dos minicursos, terá direito a certificado de 4h por minicurso.
As vagas para os minicursos são limitadas. Faça já a sua inscrição!
Acesse o site do evento, confira os detalhes e se inscreva: clique aqui
Sobre o evento:
Um dos eventos mais interdisciplinares e repleto de temas atuais que a UFMS promove já tem data marcada. A II Semana Acadêmica de Administração e do Turismo será realizada, em 2019, entre os dias 10 a 12 de setembro. O tema, neste ano, será “Cooperativismo, sustentabilidade e empreendedorismo: intersecções para o desenvolvimento”.
O objetivo do evento é disseminar, para a academia e sociedade, conhecimentos sobre empreendedorismo, cooperativismo e sustentabilidade, sobretudo nas suas dimensões social, econômica, ambiental e cultural, vinculadas, em especial, à atividade turística e ao desenvolvimento local.
Coordenadora do evento, a Profa. Daniela Althoff Philippi descreve os eixos em que as atividades foram pensadas: “o turismo sustentável, o cooperativismo, projetos sustentáveis, aspectos culturais e a extração e a produção sustentável rural e familiar na região do Pantanal e Cerrado devem ser cada vez mais incentivados, em virtude de caraterísticas peculiares dos biomas, que requerem preservação”.
Em todos os dias do evento, haverá minicursos (à tarde), no bloco B, na unidade II (UFMS/CPAQ – Bairro Serraria). A programação noturna, por sua vez, contará com mesas-redondas, apresentações culturais e de trabalhos acadêmicos pelos estudantes dos cursos, além da exposição de produtos regionais, na unidade I (UFMS/CPAQ – Praça da Igreja Matriz de Aquidauana).
O evento está sendo promovido pelos Cursos de Administração e Turismo do Câmpus de Aquidauana da UFMS (CPAQ). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail adm.cpaq@ufms.br ou pelo e-mail tur.cpaq@ufms.br.
Confira abaixo alguns dos convidados especiais confirmados para as mesas-redondas do evento:
Zysman Neiman (Unifesp)
No dia 10 de setembro, terça-feira, às 19h, o Prof. Dr. Zysman Neiman (Unifesp) participará do evento na mesa-redonda “Atividade turística: empreendedorismo e sustentabilidade no desenvolvimento de comunidades”.
Zysman é Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental com pesquisa em Educação Ambiental) (2007), com passagem pelo programa de doutorado em Ciência Ambiental (2000-2004). Licenciado em Ciências (1986), Licenciado em Biologia (1986), e Bacharel em Ciências Biológicas (1986), todos pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Pesquisador e Professor Associado do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada – PPGAAI da Unifesp. Foi coordenador do Comitê de apoio à implantação do Instituto das Cidades – Unifesp câmpus Zona Leste (2017-2019). Foi Professor Adjunto da UFSCar, lotado no Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), atuando no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental – PROSGAM. É colaborador do Programa de Pós-Graduação em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS). Foi eleito para o Comitê Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de São Paulo (CIEA-SP). Exerceu a função de Presidente do Instituto Physis – Cultura & Ambiente, é líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), e é Diretor da Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBEcotur). Autor de diversos livros na área de Ecologia, Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e é Editor Chefe da Revista Brasileira de Ecoturismo (Qualis B1), e da Revista Brasileira de Educação Ambiental (Qualis B2). Tem experiência na área de Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Sustentabilidade, Políticas Públicas, Educação Ambiental, Ecoturismo, Ética e Meio Ambiente, Ecologia Humana, Unidades de Conservação, Terceiro Setor, e Ambientalismo.
Alessandro Gustavo Souza Arruda (UFMS/Esan)
No dia 11 de setembro, quarta-feira, às 19h, o Prof. Dr. Alessandro Gustavo Souza Arruda (UFMS/Esan) participará do evento na mesa-redonda “Cooperativismo: caminho para o desenvolvimento”.
Graduado, Mestre e doutor em Administração, com doutorado sanduíche na HEC Montréal (Canadá) e tese intitulada “Estruturas de Governança em Redes de Cooperativas de Crédito sob a ótica da Teoria dos Custos de Transação: Um estudo comparativo entre cooperativas brasileiras e canadenses”. É professor adjunto da UFMS/ESAN. Na graduação, atua nas disciplinas de Administração Financeira e Administração de Sistemas de Informação. Na pós-graduação atua em finanças corporativa e planejamento estratégico governamental. Possui competência vinculadas à área de finanças e na teoria das organizações e projetos de pesquisa utilizando a teoria institucional e dos custos de transação em cooperativas e Balanced Scorecard no setor público. É líder do grupo de pesquisa em Controladoria e Finanças da UFMS. Ex- Coordenador do Curso de Administração da UFMS/CPAQ, Atual Coordenador Acadêmico na ESAN. Em empresas privadas já atuou no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Banco do Brasil e Sicredi.
Jairo Arruda de Souza (COPRAN – UNICAFES – FNDE)
No dia 11 de setembro, quarta-feira, às 19h, o Diretor da Copran, Jairo Arruda se Souza, participará do evento na mesa-redonda “Cooperativismo: caminho para o desenvolvimento”.
Jairo é Diretor Presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais da Região do Pulador de Anastácio (COPRAN), Presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de MS (UNICAFES) e Membro do Comitê Consultivo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Brasília, no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.
Ana Lúcia Gomes da Silva (Espaço Eco Pantaneiro)
No dia 12 de setembro, quarta-feira, às 19h, a Profa. Dra. Ana Lúcia Gomes da Silva participará do evento na mesa-redonda “Cultura e sociedade: interpretações e perspectivas para o empreendedorismo/projetos na contemporaneidade”.
Ana Lúcia é Fundadora e Empreendedora do Espaço EcoPantaneiro, local de encontro entre a arte, a educação e a sustentabilidade. Doutora e Pós Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Currículo da PUC/SP na linha de Pesquisa da Interdisciplinaridade. Professora aposentada da UFMS/CPAQ Especialista em Arte e as Novas Tecnologias na Educação pela UFMS. Cursando Especialização em Arteterapia pelo INSTED. Graduada com a Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade de Marilia/SP. Graduada em Pedagogia pelo Instituto PROMINAS. Exerceu a função de Diretora da Escola Estadual Cândido Mariano em Aquidauana-MS. Exerceu a função de Coordenadora de Curso do Curso de Pedagogia da UFMS/CPAQ. Coordenou a área de Arte nas Oficinas Pedagógicas – Projeto da SED/MS. Coordenou o Laboratório de Arte e Ludicidade na Diversidade Cultural-UFMS/CPAQ. Atua no Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade – GEPI da PUC/SP; Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Artes Visuais da UFMS e Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores – GEPFIP/UFMS/CPAQ. Membro do Conselho Fiscal do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural – IPEDI. Parecerista da Revista Interdisciplinaridade da PUC/SP. Membro do conselho executivo e do conselho editorial da Revista Diálogos Interdisciplinares/UFMS. Tem atuado com diversos temas atualmente, dentre eles: Diversidade Cultural; Pedagogia de Projetos Criativos; Educação Indígena e Ludicidade e Ciências Ambientais.
Denise da Silva (Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural – Ipedi)
No dia 12 de setembro, quarta-feira, às 19h, a fundadora e presidente do Ipedi, Denise da Silva, participará do evento na mesa-redonda “Cultura e sociedade: interpretações e perspectivas para o empreendedorismo/projetos na contemporaneidade”.
Denise é uma das fundadoras do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi – 2012) e sua atual Presidente. Os projetos desenvolvidos sob sua coordenação receberam certificações e prêmios nacionais: Certificação de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil em 2015 e em 2017; Finalista do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2015; Movimento Acolher da Natura, 2015 e 2017; Prêmio Brasil Criativo da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, 2015; Prêmio de Inovação Comunitária Outra Parada, da Brazil Foundation, nos anos de 2016, 2017 e 2018. Licenciada em Pedagogia pela UFMS, Mestre em Letras pela UFMS e Doutora e Pós-doutorem Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP. Tem experiência na assessoria linguística e pedagógica em cursos de formação inicial e continuada de professores indígenas e na produção de material didático para ensino de línguas em contextos complexos. Atua ainda como Orientadora Pedagógica Educacional do Ensino Médio da Fundação Bradesco/Escola de Bodoquena em Miranda/MS.