UFMS marcou presença na Expoaqui 2019; veja as fotos

O Câmpus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) marcou presença na 52º edição da ExpoAqui. Focado no agronegócio, o evento contou com atividades diversificadas, como leilões, exposições, shows artísticos e palestras.

Em 2019, o CPAQ participou da festa com palestras e estandes, entre os dias 13 a 17 de agosto, quando divulgou suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os cursos de Administração, Ciências Biológicas e Geografia desenvolveram atividades envolvendo técnicos, docentes e acadêmicos do câmpus, que serão certificados pela participação.

No estande da Administração, foram desenvolvidas as atividades “projetos vencedores do 1º Hackaton da Administração” e “Jogo: quem quer ser governador”. Outra atividade desenvolvida foi a pesquisa de satisfação em relação ao evento, previamente acordada com a organização da ExpoAqui, em que alunos do curso de Administração foram treinados em técnicas de elaboração de questionário e coleta de dados para, durante o evento, coletarem opiniões do público em geral e dos expositores acerca dos resultados da ExpoAqui. Agora, os acadêmicos serão capacitados em técnicas avançadas de análise de dados, produzirão um relatório sobre os dados coletados para estudos com o foco em publicação.

Curso de Administração elaborou jogos com o tema ‘gestão pública’ (clique para aumentar)

Segundo a Profa. Ana Graziele (UFMS/Administração), a oportunidade foi produtiva para o curso: “Em relação ao Curso de Administração, nosso esforço foi no sentido de compartilhar com os visitantes as reflexões que são feitas no curso a respeito da gestão pública, usando dois recursos: o Hackaton da Administração e o game ‘Quem quer ser Governador’. Apesar de não estarmos no foco das atividades da feira, tivemos até crianças jogando conosco e a interação com professores e alunos de outros cursos nos possibilitou enxergar novas possibilidades de trabalhos em sinergia”.

“Foi uma experiência diferente para os acadêmicos e estamos certos de que isso irá contribuir para sua vida profissional, uma vez que analistas de dados serão cada vez mais procurados pelo mercado de trabalho, que vive a transição para a economia do conhecimento”, finalizou a docente.

No estande da Biologia, houve as atividades “Cientista na Escola” e “Educação Científica”. Segundo o estudante Magno Sá de Souza, diversas ações do curso foram divulgadas na ExpoAqui: “aproveitamos para divulgar o curso de Biologia, as formas de ingresso na Instituição e alguns projetos que desenvolvemos no câmpus, entre eles, o Pibic Júnior (iniciação científica)”.

Curso de Biologia realizou atividades de iniciação científica na ExpoAqui (clique para aumentar)

No estande da Geografia, foi realizada a atividade “minilaboratório de geoprocessamento”, com exposição de equipamentos de topografia, das pesquisas desenvolvidas pelo laboratório, da profissão do licenciado e bacharel em Geografia, bem como uma apresentação de imagens de satélites e dados orbitais para aplicações ambientais. A equipe foi coordenada pelo Prof. Dr. Emerson Figueiredo Leite e contou com diversos estudantes do curso.

Além da exposição nos estandes, docentes do CPAQ ministraram palestras na tenda de qualificação, montada especialmente para compartilhar conhecimentos relacionados à temática da feira.

No dia 13/08, o professor João Bosco de Moura Filho (UFMS/Administração) ministrou a palestra “Tomada de decisão baseada em análise de dados“.

Também no dia 13/08, as Professoras Lucy Ribeiro Ayach (UFMS/Geografia) e Daniela Althoff Philippi (UFMS/Administração) apresentaram a palestra “Resíduos sólidos: desafios e perspectivas“, que contou com grande público, formado por estudantes, funcionários públicos, militares, docentes, dentre outros. Na atividade, foi abordada a gestão dos resíduos sólidos no Brasil e na região de Aquidauana, bem como os problemas relacionados aos resíduos sólidos e modos de atuação, considerando a responsabilidade compartilhada na sociedade e internamente nas organizações.

Curso de Geografia apresentou o projeto ” minilaboratório de geoprocessamento” (clique para aumentar)

No dia 15/08, a Profa. Daniela Althoff Philippi (UFMS/Administração) e o representante do Instituto para cegos Florisvaldo Vargas, Lourival da Silva Santos, que também é coordenador do projeto “Bocaiuva: a Palmeira da Paz”, apresentaram a palestra “Frutos nativos do cerrado: potencial de mercado“, em que foram abordados aspectos da extração e produção de frutos nativos do cerrado na região a partir de experiências exitosas, e o potencial de comercialização de produtos deles derivados. Os frutos tratados na palestra foram os seguintes: Pequi, Bocaiuva, Cumbaru e Guavira, sendo este o símbolo do nosso estado.

No dia 16/08, a Profa. Dirce Ferreira Luz (UFMS/Biologia) apresentou a palestra “Características físico-químicas do leite de vacas da raça pantaneira“.

A 52ª ExpoAqui foi promovida pelo Sindicato Rural de Aquidauana e reuniu milhares de pessoas durante todo o evento, com aquidauanenses, anastacianos e visitantes de outras cidades, que aproveitaram a cultura, lazer e conhecimento proporcionados pelo evento.

Confira as fotos da UFMS/CPAQ na Expoaqui: clique aqui.