Curso abordará métodos avançados de pesquisa científica; inscreva-se

Estão abertas as inscrições para participação no curso “Reflexões em torno da Netnografia e do software Iramutec na pesquisa científica”. O curso faz parte do projeto de extensão “Métodos avançados às pesquisas qualitativas e quantitativas” a participação é gratuita.

O atividade acontecerá no dia 30 de agosto de 2019, das 18h30 às 22h30, no Laboratório de Informática da UFMS, Câmpus de Aquidauana (CPAQ), localizado na unidade II, bloco B.

A ação tem como objetivo apresentar ao público pesquisador o uso de métodos de pesquisa científica avançados, bem como despertar em profissionais diversos o interesse em se aproximar do ambiente e da dinâmica do cotidiano científico, de forma harmônica e livre de mistificações, possibilitando maior interesse na busca por qualificação profissional, sobretudo a partir da inserção em programas de pós-graduação stricto e/ou lato sensu.

O público-alvo da ação é o seguinte:

• Docentes;
  • Acadêmicos de pós-graduação em exercício e/ou finalizados;
  • Acadêmicos de graduação participantes de projetos de iniciação científica;
  • Diretores, professores e coordenadores pedagógicos das redes públicas de ensino municipal e estadual;
  • Outros profissionais que já tenham contato com pesquisas científicas.

Para este primeiro módulo, a atividade será conduzida pelos pesquisadores Prof. Dr. Milton Augusto Pasquoto Mariani e Prof. Me. Maurílio Barbosa de O. da Silva, ambos da Escola de Administração e Negócios da UFMS (Esan).

Os interessados em participar devem encaminhar, para o endereço de e-mail patricia.zaczuk@ufms.br, os seguintes dados para a efetivação da inscrição:

• Nome completo;
  • CPF;
  • E-mail e número de celular;

Será emitido certificado ao final dos módulos previstos. Dessa forma, o interessado poderá participar em somente um ou em todos os módulos do projeto, que serão ofertados durante o segundo semestre de 2019.

Esclarecimentos podem ser obtidos com a Profa. Patrícia Zaczuk Bassinello, pelo e-mail: patricia.zaczuk@ufms.br.

Netnografia e Iramutec

O termo netnografia, cunhado por Kozinets (1997), perfaz, nos termos de seu criador, “(…) uma nova metodologia de pesquisa qualitativa, que adapta técnicas de pesquisa da etnografia para estudar as culturas e comunidades que estão emergindo através de comunicações mediadas pelo computador”. Como produto, é “um relato através de textos escritos, imagens, sons e vídeos da cibercultura online, que informa através dos métodos da antropologia cultural” (Kozinets, 2014, p. 62).

Já o Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) foi criado por Pierre Ratinaud em 2009, e é um software gratuito desenvolvido na lógica open source da linguagem Python, utilizando funcionalidades providas pelo software estatístico R. Em resumo, o Iramuteq representa uma oportunidade para que sejam empreendidas formas de análises estatísticas de textos qualitativos, produzidos através de entrevistas em profundidade, relatórios e documentos diversos (Souza et al, 2018). O Iramuteq é capaz de trazer informações lexográficas, que também incluem estatísticas básicas, como frequência e quantidade de palavras; e outras funções mais avançadas, tais como: (a) a Análise Fatorial de Correspondência (AFC), que permite a elaboração de clusters de palavras mais fortemente correlacionadas; (b) a Classificação Hierárquica Descendente (CHD), que apresenta um teste de hipótese, a partir de uma certa probabilidade e de uma estatística qui-quadrado, quanto ao nível de correlação dos termos em determinados clusters (classes de palavras); (c) a Análise de similitude, que permite uma maior compreensão de como as palavras recorrentes estão sendo relacionadas com outras dentro do texto e; (e) a Nuvem de Palavras, que mostra, de forma gráfica, as palavras que mais se destacaram ao longo do corpus textual.

Sobre o projeto

O projeto, em formato de curso, tem o objetivo de contemplar, em diferentes módulos, um panorama e situação atual das pesquisas inseridas nas grandes área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Interdisciplinar), a partir da apresentação e aprofundamento de alguns métodos e ferramentas avançadas (de caráter quantitativo e qualitativo), que alimentam os debates acadêmicos acerca de metodologias de investigação nas pesquisas científicas. Além disso, integrados aos módulos, os proponentes apresentarão, dentro de seus espaços de experiência na carreira científica, os avanços e as transformações da ciência na contemporaneidade, trazendo destaques das mudanças ocorridas e dicas que envolvem o universo dos periódicos científicos e da escrita científica.

Participem dos módulos e sintam como o ambiente científico é atrativo e ao mesmo tempo desafiador. As pesquisas assumem o papel principal como mediadoras da democratização e socialização da ciência para a sociedade e, para alcançar possíveis resultados e/ou alternativas a novos contextos de pesquisas, é preciso utilizar métodos para explicação de fenômenos.

Bibliografias:
Kozinets, R. V. (1997) “On netnography: Initial Reflections on Consumer Research Investigations of Cyberculture.” Evanston, Illinois.
Kozinets, R. V. (2014) “Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online.” Porto Alegre: Penso.
Souza, M. A. R.; Wall, M. L.; Thuler, A. C. M. C.; Lowen, I. M. V.; & Peres, A. M. (2018) “O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas” Revista da Escola de Enfermagem, 52: 1-7.