Em agosto, Câmpus de Aquidauana completa 49 anos de história; veja o vídeo

Hoje, dia 13 de agosto, o Câmpus de Aquidauana comemora seu 49º ano fazendo história na região de Aquidauana (MS). O desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão universitária é uma realidade consolidada pela UFMS em todo o estado de Mato Grosso do Sul e, especialmente, no Portal do Pantanal.

A história do Câmpus de Aquidauana, atual CPAQ/UFMS, teve início em 1970, a partir de uma solicitação na Câmara dos Vereadores para a criação da Faculdade de Filosofia no município. Em julho do mesmo ano é aceita a criação da instituição de ensino superior pelo governo. Após diversas reuniões com representantes da sociedade aquidauanense para a estruturação do ensino, no dia 13 de agosto é assinado o Decreto nº 1.146, criando o Centro Pedagógico de Aquidauana (CPA), integrado à Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT). O documento foi publicado posteriormente, no dia 21 de agosto, no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso.

Em 1971 foi realizado o primeiro vestibular para os cursos de Letras, voltados tanto para o português quanto para a língua inglesa, e Estudos Sociais.

Inicialmente o Centro encontrava-se nas instalações da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro. Mas em 1974, o Centro Pedagógico foi transferido para um espaço onde estava sendo construído o Ginásio Imaculada Conceição, após o estado comprá-lo e finalizar a construção. Atualmente é onde se localiza a Unidade I do câmpus.

Em 1979, com a Federalização da Universidade Estadual de Mato Grosso, e anteriormente com a divisão do estado, o Centro Pedagógico passou a constituir a nova Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com o nome de Centro Universitário de Aquidauana (CEUA) e posteriormente Câmpus de Aquidauana (CPAQ).

Para celebrar os 49 anos do CPAQ, preparamos um vídeo com momentos especiais da história do câmpus, sobretudo da primeira formatura realizada, em 1975:

No decorrer do tempo, a crescente busca pelo ensino superior no estado fomentou a criação de novos cursos e consequentemente em mais áreas de estudo e pesquisa no câmpus, que atualmente conta com duas unidades em funcionamento.

Ao todo, o Câmpus de Aquidauana oferece atualmente dez cursos na graduação, sendo eles bacharelado em Administração, Geografia e Turismo; e licenciatura de Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Geografia, além do curso Intercultural Indígena. Já na pós-graduação, conta com os mestrados em Geografia e Estudos Culturais. No segundo semestre de 2019, o câmpus conta com 1341 acadêmicos ativos em cursos de graduação e 41 alunos matriculados em cursos de pós-graduação.

Veja o histórico completo do câmpus e de cada curso no menu “Institucional” / “Histórico”, ou clique aqui.

O Câmpus de Aquidauana se orgulha dos seus 49 anos de história!