XI Semana da Biologia está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a XI Semana da Biologia da UFMS, Câmpus de Aquidauana (CPAQ). Há oportunidade para participação em palestras, minicursos, concursos, exposição de fotos e banners e, ainda, apresentação de trabalhos.

A XI Semana da Biologia será realizada entre os dias 26 a 30 de agosto, gratuitamente na unidade II da UFMS/CPAQ.  Com o tema “Evolução – espaço, tempo e suas aplicações”, alunos do Curso de Ciências Biológicas do CPAQ continuam uma tradição que se estende por anos: manter o empenho em proporcionar uma semana diferenciada aos acadêmicos da UFMS/CPAQ e, agora, também para o público de fora do meio acadêmico.

A programação conta com conteúdos diferenciados:

• Segunda-feira, 26 de agosto

19h: abertura- Coral do IFMS

19h30: palestra – Megafauna do Pleistoceno (Dr. Alessandro Marques de Oliveira)

• Terça-feira, 27 de agosto

15h: palestra – Biotecnologia de algas (Bióloga Melissa dos Santos)

19h: minicursos diversos

(1*) Do Primata ao Homem: As Bases Biológicas, Cognitivas e Culturais da Hominização- Dr. José Rímoli (UFMS/CPAQ) –  25 vagas.

(2*) Práticas laboratoriais – Ma. Adriana de Barros (UFMS/CPAQ); Biol. Maike Ledesma Peregrinelli (UEMS-AQUIDAUANA) – 12 vagas.

(3*) Biologia de algas – Biol. Melissa dos Santos (Universidad Nacional de Asunción) – 25 vagas.

(4*) A importância do paisagismo no planejamento urbano; necessidade vital para o futuro das cidades – Dra. Waleska Santana (UFMS/CPAQ) – 25 vagas.

(5*) Evolução da Terra: um passeio pela Geologia – Biól. Taiane Reis (PPGEO/CPAQ) – 25 vagas.

(6*) Jogos didáticos para o ensino de Biologia – Dra. Ana Lucia Cabral (IFMS/Aquidauana) – 25 vagas.

• Quarta-feira, 28 de agosto

15h: início da 1ª Feirinha regional no CPAQ e ação CPAQ na Escola Erso Gomes

19h30: Mostra de Cinema – Geo. Gabriel Loschiavo Cerdeira

21h: Apresentações culturais regionais no CPAQ

• Quinta-feira, 29 de agosto

19h: minicursos

(7*) Estratégias evolutivamente estáveis – Dra. Tatiane do Nascimento Lima (UFMS/CPAQ) – 25 vagas.

(8*) Introdução à morfometria geométrica – Dr. Alessandro Marques de Oliveira (UFMS/CPAQ) – 25 vagas.

(9*) Cerveja artesanal: história, teoria e prática – Dr. Fernando Ibanes Martins, Prefeitura Municipal de Aquidauana; Eng. Flor. Ana Laura Biella Pereira (UFMS/PGRN) – 15 vagas.

(10*) Botânica econômica – Dra. Bruna Fina (UFMS/CPAQ) – 25 vagas.

(11*) Tafonomia – Dra. Miriam A.L.F. Pacheco (UFSCAR) – 25 vagas.

(12*) Biologia de pseudoescorpiões – Me. Bruno Arrua (CJAR/SED) – 25 vagas.

Sexta-feira, 30 de agosto

19h: palestra – Astrobiologia (Dra. Mirian A. L. F. Pacheco – UFSCAR). Entrega das premiações dos vencedores dos concursos. Encerramento.

Inscrições

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site, clicando aqui. Normas para apresentação de trabalhos também podem ser conferidas clicando aqui. Até o dia 30 de julho, também é possível se inscrever no Prêmio Projeto de Sustentabilidade, conforme edital disponível no site.

Mais informações sobre o evento podem ser acessadas no site: https://semanadabiocpaq.wixsite.com/site/inicio. Esclarecimentos podem ser obtidos entrando em contato com o Prof. Rogério Faria, pelo e-mail  rodrigues.faria@ufms.br.