Estudantes de Biologia vão a Vila Velha (ES) e apresentam trabalhos desenvolvidos no câmpus

As pesquisas desenvolvidas na UFMS seguem fortes. Dessa vez, estudantes do Curso de Biologia do Câmpus de Aquidauana (CPAQ) foram até a cidade de Vila Velha, no Espírito Santo (ES), e apresentaram trabalhos científicos no XXVI Congresso Brasileiro de Ornitologia (CBO).

Os acadêmicos Adriano Nepomuceno e Eriki Miller Paiva apresentaram três trabalhos no evento espírito-santense, que aconteceu entre os dias 8 e 12 de julho de 2019. O congresso foi realizado na Universidade Vila Velha (UVV) e promovido pela Sociedade Brasileira de Ornitologia, com o tema “Adaptação das aves a um Brasil em constante mudança”.

O objetivo do evento foi realçar a necessidade de uma abordagem dinâmica nas pesquisas da área. O congresso abordou questões relacionadas ao atual contexto de transformações, tanto ambientais como sociais, e a influência destas mudanças nas pesquisas e políticas de conservação da avifauna brasileira, com discussões a respeito do papel da biodiversidade na ciência e na sociedade, integrando temas como ecologia, conservação e desenvolvimento sustentável.

Eriki apresentou trabalho em Vila Velha (ES) (clique para aumentar)

Foram apresentadas pelos estudantes as seguintes pesquisas:

• Levantamento de espécies de aves no Pantanal de Aquidauana;
  • Uso de tecnologias no estudo de interações ecológicas;
  • Estudo de frugivoria de uma das principais famílias botânicas do Pantanal (Myrtaceae).

Os trabalhos são fruto de pesquisas desenvolvidas no Câmpus de Aquidauana, sob orientação da Profa. Camila Aoki, pelo Grupo de Pesquisa “Estudos Integrados em Biodiversidade do Cerrado e Pantanal”, representado também pelos acadêmicos Maria Beatriz Kiomido Mendonça, Karina Rocha, Maycon Macena e Érika Rozendo, do Curso de Ciências Biológicas, além do pós-graduando Edivaldo Souza e do Biólogo Paulo Landgref Filho.

Grupo de Estudos foi importante no desenvolvimento das pesquisas (clique para aumentar)

Segundo a orientadora dos estudantes, Profa. Camila Aoki, a participação dos discentes foi positiva, pois o evento é relevante a nível nacional: “a participação dos acadêmicos foi enriquecedora. Os mesmos puderam partilhar experiências e aprender muito durante as palestras, uma vez que esse é um dos maiores eventos do Brasil nessa vertente”.

Confira as fotos da participação dos alunos no evento e do desenvolvimento da pesquisa: clique aqui.