Estudantes tiveram aula de campo na Estrada do Taboco

Estudantes da UFMS de Aquidauana continuam aprendendo com as especificidades da região. O destaque agora vai para a oportunidade que os acadêmicos de Geografia Licenciatura tiveram, durante a realização de uma aula de campo na Estrada do Taboco, em Aquidauana (MS).

A aula de campo foi realizada no dia 05 de junho e contou com a participação de acadêmicos do 1° semestre do curso. O objetivo era identificar afloramentos e compreender a influência da dinâmica interna e externa da terra na formação dos diferentes tipos de rochas e minerais.

Em campo, os acadêmicos observaram e descreveram litologias, bem como compreenderam seu processo de formação ao longo do tempo geológico. Além disso, aprenderam como as rochas e minerais podem influenciar nas atividades econômicas de uma região.

Atividade foi bem aproveitada pelos estudantes (clique para aumentar)

As atividades foram desenvolvidas na Br 419 (Estrada do Taboco), onde foi possível a observação de rochas da Formação Aquidauana (arenito e diamictito) e do Grupo Cuiabá (Filito). Também foi realizada uma trilha no sítio Esperança, onde foram destacados aspectos relacionados ao Geoturismo. Na oportunidade, foi discutido o trabalho de mestrado desenvolvido na Estrada Parque Piraputanga, denominado “Caracterização Geoturística da área de Proteção Ambiental (APA) da Estrada Parque de Piraputanga”.

Para a Profa. Dra. Elisângela Martins de Carvalho, que coordenou a visita, foi uma oportunidade bem aproveitada pelos estudantes: “a visita técnica possibilitou a síntese das informações discutidas durante o semestre e contribuiu para a possibilidade dessa prática no cotidiano do ensino de geografia”.

Confira as fotos aqui.