“Art Towel”: esculturas de toalhas foram tema de aula prática

Os alunos da UFMS tiveram mais uma oportunidade de enriquecer seus conhecimentos com uma técnica diferenciada para o mercado hoteleiro. Os acadêmicos do Curso de Turismo do Câmpus de Aquidauana (CPAQ) aprenderam a utilizar a técnica “Art Towel”, ou esculturas de toalha, muito usada em hotéis e resorts de alto padrão.

Art Towel é uma técnica de realizar esculturas com as toalhas, tornando a hospitalidade um diferencial ao passar a impressão, para o hóspede, do encantamento e preocupação do estabelecimento, após um longo dia de trabalho ou de passeio. Um hotel no Egito (foto), por exemplo, usa esculturas em toalhas (Art Towel), memorizando as experiências sensoriais das visitas que os turistas realizaram durante o dia.

Durante a aula, os acadêmicos utilizaram um manual da Royal Caribbean Cruise Lines e praticaram a Art Towel treinando os próprios colegas e visando ao saber fazer para que, quando estiverem em atuação no mercado, tenham conhecimentos teóricos e práticos.

Alunos aprenderam a técnica “Art Towel” (clique para aumentar)

A aula prática foi uma das atividades previstas na disciplina de Gestão Hoteleira II, sob orientação do Prof. Izac Bonfim. A disciplina vem trabalhando jogos e problemas do cotidiano de uma empresa de hospedagem, como escalonamento de funcionários em feriados nacionais, gestão de conflitos, motivação de colaboradores, vistoria de serviços operacionais (arrumação, limpeza e higienização), utilização adequada do EPI (equipamento de proteção individual), além de buscar o encantamento e treinamento dos colaboradores por meio do Art Towel.

A ação teve como objetivo formar líderes e gestores para empreendimentos hoteleiros (Resorts, Hoteis, Flats, Lodges, entre outros), transmitindo conhecimentos de gestão e habilidades técnicas para o treinamento do seu capital humano.

Segundo o docente Izac Bonfim, o que garante a fidelização do cliente é a parte emocional: “citando Carlos Aldan, CEO do Grupo Kronberg, ‘o cliente estar apenas satisfeito não é o suficiente, pois não garante que ele volte a solicitar o serviço da empresa no futuro. O que garante seu retorno, encantamento com os serviços e indicação para os amigos é o que  é gerado no campo emocional, e para isso é necessário haver um fator surpresa que seja positivo ao cliente e o leve a ter uma experiência nova, fazendo com que isso gere surpresa e consequentemente fidelização'”.

Para o docente, o curso tem focado acertadamente em atividades que despertem tanto a técnica quanto a gestão em seus estudantes: “o Curso de Turismo do CPAQ, nas disciplinas focadas em Hotelaria, tem preparado o acadêmico para a Gestão, mas também para adquirir habilidades técnicas, visando ao treinamento dos colaboradores, pois, na falta de um profissional, o gerente geral deve saber fazer”.

Confira aqui as fotos da aula prática.