Em visita a Bonito (MS), estudantes aprendem sobre planejamento estratégico

Alunos do Curso de Turismo da UFMS realizaram uma imersão prática para aprender sobre planejamento estratégico. Durante a visita de campo, os estudantes do Câmpus de Aquidauana (CPAQ) compreenderam o conceito de “Experiência do Cliente”.

Matriculados no terceiro semestre do curso, os estudantes foram à cidade de Bonito (MS) no dia 21 de maio e cumpriram mais uma das atividades previstas na disciplina de Introdução ao Planejamento Estratégico, sob orientação da Profa. Ana Graziele Lourenço Toledo. O objetivo da aula foi compreender o conceito de experiência do cliente, aplicado aos serviços de hospedagem.

Os acadêmicos coletaram informações através de dados documentais e entrevistas semiestruturadas, realizadas na visita ao Zagaia Eco Resort e ao Hi Hostel, ambos na cidade de Bonito. Durante a visita, foram abordados conhecimentos sobre acomodações, estruturas de alimentação, lazer, recepção, governança e reservas, bem como contou com as explicações precisas dos funcionários Alone, Carlos (Zagaia) e Sidney (Hi Hostel), sobre como as empresas identificam as necessidades e expectativas dos hóspedes e proporcionam a experiência do cliente, envolvendo o conceito de resort e filosofia hostel.

Alunos visitaram tradicionais centros de hospedagem de Bonito (clique para aumentar)

Os conhecimentos foram enriquecidos com os relatos do Sr. Mário Nelson de Arruda, funcionário do CPAQ que conduziu o grupo à visita, o qual enfatizou elementos da cultura pantaneira durante o percurso.

Segundo a Profa. Ana, a definição de estratégias é um passo importante para o empreender: “a definição de estratégias passa pela compreensão das variáveis que compõe os ambientes interno e externo das empresas”.

Para a docente, a visita proporcionou aos acadêmicos a compreensão da importância do conhecimento sobre o perfil do cliente: “é importante conhecer o perfil do cliente para que se possa proporcionar uma experiência e provocar a satisfação e fidelização, refletindo diretamente no desempenho da empresa”.

Confira as fotos: clique aqui.