Projeto conscientiza escolares sobre a importância das abelhas

A UFMS mostrou mais uma vez sua importância na sociedade. Pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic-Junior), estudantes de Biologia do Câmpus de Aquidauana (CPAQ) foram para dentro da escola e bateram um papo com as crianças e adolescentes em formação.

A ação de conscientização sobre a importância das abelhas foi realizada no dia mundial das abelhas, celebrado anualmente em 20 de maio. A atividade aconteceu na Escola Estadual Cel. José Alves Ribeiro (Cejar), como uma das ações do Pibic-Junior, sob coordenação do Prof. Rogério Rodrigues Faria (UFMS/CPAQ).

Além do docente, participaram da ação a Técnica de Laboratório, Nara Inácio Luccas Lázaro; o estudante de Biologia, Magno Sá de Souza; e professores da escola Cejar.

A atividade foi desenvolvida no período vespertino, visando conscientizar alunos do 1º ao 9º ano sobre a importância das abelhas, com foco no processo de polinização.

Escolares participaram de atividades práticas sobre o processo de polinização (clique para aumentar)

Sobre a data

O dia mundial das abelhas foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas para lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. Insetos podem visitar cerca de 7 mil flores por dia, atuando como agentes fundamentais ao equilíbrio dos ecossistemas.

Animais também são fonte de mel e outros produtos que dão oportunidade de sustento para agricultores. As abelhas e outros polinizadores — como as mariposas, morcegos e pássaros — permitem a reprodução de diferentes espécies de plantas, incluindo de vegetais consumidos como alimento pelos seres humanos.

Confira as fotos da ação: clique aqui.

Com informações de Onu.