Para discutir sustentabilidade, Biologia realizou V Rodada de Palestras

Postado por: Joao Doarth

Entre os dias 06, 07 e 08 de maio, a tradicional rodada de palestras da Biologia mobilizou a comunidade acadêmica e externa para a discussão de temas importantes, como desenvolvimento e sustentabilidade no Brasil.

Professores e pesquisadores especialistas na área conduziram as atividades, que tiveram o objetivo de discutir alternativas sustentáveis para o desenvolvimento. Foram debatidos temas como cidades inteligentes, políticas públicas para sustentabilidade e reciclagem e destino do lixo. O evento foi aberto à comunidade e teve participação de acadêmicos, professores e técnicos da UFMS e de outras instituições.

No dia 06/05, o Prof. Dr. Camilo Alejandro B. Avila, do Curso de Geografia (UFMS/CPAQ), iniciou as discussões com uma explanação sobre o agronegócio, a agricultura familiar e a produção sustentável. Em seguida, a pesquisadora da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Jovelina Maria de Oliveira, conduziu a discussão sobre a produção sustentável de abelhas. Para fechar a noite, o mestrando em Geografia (UFMS/CPAQ), Gabriel Loschiavo Cerdeira, abordou os projetos de agroecologia e sua contribuição para as populações.

Prof. Camilo iniciou as discussões do primeiro dia de palestra (clique para aumentar)

No dia 07/05, a Profa. Dra. Tania Mara B. dos Santos (UEMS/Aquidauana) contribuiu com uma fala sobre o uso de biodigestores nas produções e o seu potencial de geração de energia. Logo depois, a Profa. Dra. Gercina Gonçalves da Silva, do Curso de Administração (UFMS/CPAQ), falou sobre as cidades inteligentes e como as cidades podem se organizar para ser mais sustentáveis. Finalizando a noite, a Profa. Dra. Ana Graziele Toledo, do Curso de Administração (UFMS/CPAQ), explicou o que são as patentes verdes e como ocorre o processo de credenciamento dessas patentes no cenário nacional e mundial.

No dia 08/05, o Dr. Maurício Neves Godói, Biólogo e Empresário, abriu as discussões sobre o potencial do uso de embalagens biodegradáveis e a contribuição dessas embalagens para a redução da poluição e da produção de lixo. A noite também teve a participação do Prof. Dr. Paulo Roberto Joia, do Curso de Geografia (UFMS/CPAQ), que ministrou uma atividade sobre a produção de lixo nas cidades e as alternativas para sua correta destinação.

Nos intervalos, participantes tiveram coffee break e apresentação cultural (clique para aumentar)

Além das atividades acadêmicas, os participantes desfrutaram de apresentações culturais nos intervalos das palestras. As apresentações foram realizadas por acadêmicos e convidados.

Segundo a Profa. Dra Edihanne Gamarra Arguelho, uma das coordenadoras do evento, o saldo foi positivo para a formação dos estudantes: “por ser um evento organizado pelos acadêmicos, com o auxílio dos professores do curso, ele tem um papel importante no processo de formação dos futuros profissionais, desenvolvendo habilidades como organização, criatividade e responsabilidade”.

A quinta edição da Rodada de Palestras ocorreu no anfiteatro Dóris Mendes Trindade, na unidade I do Câmpus de Aquidauana da UFMS (CPAQ). O evento, que é anualmente organizado pelos alunos do 7º semestre de Biologia, teve como tema o “desenvolvimento e sustentabilidade”, visando despertar nos alunos o senso crítico e a responsabilidade social e ambiental.

Confira as fotos do evento: clique aqui.