Por produção sustentável, projeto completa 2 anos e mostra resultados

Postado por: Joao Doarth

Visando estimular a produção sustentável, acadêmicos e trabalhadores do Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) desenvolvem, há 2 anos, um projeto de ensino que tem feito a diferença na questão socioambiental do CPAQ.

As ações promovidas pelo grupo, denominado de Coletivo Agroflorestal, podem ser vistas nas áreas verdes da unidade II. O grupo realiza a manutenção do espaço, desde a abertura dos canteiros até a limpeza de determinados pontos, além de atuar na recuperação de solo, coleta e plantio de espécies nativas e exóticas.

Com reuniões semanais, o projeto se destaca pela abordagem prática que tem adotado. No ano de 2018, foi por meio do projeto que a I Oficina de Aprendizagem e Agroecologia foi promovida. O evento contou com a participação de cerca de 70 pessoas ao longo do dia, entre acadêmicos da UFMS, UEMS, IFMS e moradores da região.

Mais de 100 mudas foram plantadas há um ano no CPAQ (clique para aumentar)

Segundo a Profa. Bruna Fina, coordenadora do projeto, os resultados das ações já são claros: “nesses dois anos, tivemos a I Oficina de Aprendizagem e Agroecologia, além da coleta de alimentos, como feijão, maracujá e mandioca, que foram doados. Também estamos recuperando o solo e já fizemos o plantio de mais de 100 mudas nativas e exóticas, doadas pela Prefeitura de Aquidauana, que ajudaram muito na implantação da nossa horta agroecológica”.

“Temos a previsão de promover uma segunda edição da Oficina de Agroecologia. Isso é importante para que nos aproximemos ainda mais da comunidade. Os acadêmicos têm demonstrado empolgação com a ideia”, finalizou a professora.

Outro resultado importante foi a publicação de um capítulo de livro, de autoria dos estudantes Gabriel Loschiavo (Mestrado em Geografia), Gabriel Saldanha (História), Sabrina Policarpio (Geografia) e Julia Araújo (Pedagogia), orientados pelo docente Camilo Alejandro (Geografia). Intitulado “Semear a terra e plantar saberes: o trabalho de um coletivo agroecológico em Aquidauana-MS”, o capítulo foi publicado no livro “Agroecologia em foco: volume 1” e pode ser acessado online gratuitamente clicando aqui (p. 109).

Espécies nativas e exóticas podem ser encontradas pelo campus (clique para aumentar)

Além da Profa. Bruna, o projeto também conta com a participação e orientação dos docentes Camilo Alejandro e Ricardo Gentil.

As reuniões do projeto são semanais e abertas tanto aos acadêmicos como à comunidade externa. Para participar, basta comparecer aos encontros do grupo, realizados todas as sextas-feiras, às 08h30, na unidade II da UFMS/CPAQ, no bloco B.

Para quaisquer dúvidas, entre em contato com a Profa. Bruna, pelo e-mail bruna.fina@ufms.br.