Laço comprido em Mato Grosso do Sul foi tema de aula sobre Turismo Cultural

Postado por: Joao Doarth

Na última segunda-feira (15/04), a turma do 5º semestre do curso de Turismo do Câmpus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) recebeu a Profa. Dra. Lilian da Silva Paiva (ESAN/UFMS), que proporcionou um rico debate sobre o seu objeto de estudo de mestrado e doutorado: as festas de Clubes do Laço Comprido em Mato Grosso do Sul e o Circuito de Laço Comprido (CLC) em Campo Grande (MS), respectivamente.

O tema “Laço Comprido”, que foi inserido como aula na disciplina de Turismo Cultural, ministrada pela profa. Patrícia Zaczuk Bassinello, representa um exercício real de se pensar o patrimônio cultural (material e imaterial) e suas possíveis relações com a atividade turística, reconhecendo o melhor aproveitamento do patrimônio e ampliando sua atratividade para as cidades.

“O patrimônio, enquanto objeto da produção histórico-cultural da humanidade, precisa ser socializado e preservado como memória coletiva de um povo”, disse a Profa. Patrícia.

Aula foi importante aprendizado para a turma de Turismo do CPAQ (clique para aumentar)

O Turismo Cultural, pautado pela ação de visitação e conhecimento do patrimônio, possui um sentido educativo e representa o papel de mediador no processo de socialização e apropriação dos bens humanos materializados nos patrimônios.

Já o laço representa o principal elemento simbólico que compõe a Festa do Laço Comprido, sendo resultado da representação identitária e lúdica da cultura pantaneira. É capaz de tecer relações sociais ao proporcionar experiências culturais e reforçar a necessidade de preservação dos hábitos e costumes do homem do campo.

A Profa. Patrícia destaca a importância do Clube do Laço na região: “vale destacar que em Aquidauana há o Clube do Laço Pantaneiro, com 36 anos de existência e filiado à Federação de Clubes de Laço de Mato Grosso do Sul e que, no final de março, já realizou, em Aquidauana, a 1ª Etapa de Laço Comprido na Festa do Clube do Laço”.

A Professora Lilian é turismóloga pela UCDB, mestre em Geografia pela UFMS – Câmpus de Aquidauana e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Uniderp – Campo Grande.