Evolução das TICs foi tema de treinamento na Biblioteca

Telefone de disco, máquina fotográfica, câmera digital, disco de vinil, vídeo game, videocassete, DVD, disquete, fax e fita cassete. Hoje, um celular smartphone atende com certa facilidade todas as funcionalidades desses itens. E os alunos do 1º semestre do Curso de Ciências Biológicas já sabem bem disso, depois da aula/treinamento realizada na Biblioteca do Câmpus de Aquidauana da UFMS.

Desenvolvido na última quarta-feira (10/04), o treinamento foi solicitado pelo docente da disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Como é de costume na Biblioteca do câmpus, os servidores do setor elaboraram um cronograma de atividades que atendesse especificamente àquela disciplina, bem como as demais dificuldades identificadas pelo docente Ricardo Gentil, responsável pela turma. Com o levantamento feito, a Técnica Ercília Ferreira esclareceu, com dinamismo, os diversos conteúdos abordados durante a ação.

Kapsa, a máquina fotográfica fabricada na década de 1950 no Brasil e que está disponível na Biblioteca do CPAQ (clique para aumentar)

Além da evolução das TICs, o treinamento abordou temas importantes na vida acadêmica dos ingressantes: metodologia científica, redação científica e as Normas da ABNT, bases de dados online para pesquisa científica e, por fim, o sistema Pergamum, oportunidade em que os alunos reservaram o livro e buscaram-no nas prateleiras da Biblioteca.

A Biblioteca do CPAQ está à disposição dos docentes e alunos para agendamentos e orientações. Basta entrar em contato pelos números 3241-0430/0443, enviar um e-mail para biblioteca.cpaq@ufms.br ou ir diretamente ao setor, localizado no bloco A da unidade II.

Confira as fotos dos equipamentos e do treinamento realizado: clique aqui.