“Índios do Brasil” será tema de exposição de documentarista tcheco no CPAQ

O Câmpus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) receberá uma exposição de trabalhos do documentarista tcheco Vladimir Kozák, com pinturas e fotografias que retratam o olhar de um viajante para os povos indígenas do Brasil.

A partir do dia 06 de março, depois das 15h, terá início a exposição e a comunidade poderá apreciar importantes materiais sobre os povos indígenas do Brasil. A mostra ficará disponível por duas semanas no saguão do bloco C, unidade II do CPAQ/UFMS.

A exposição foi confirmada após a realização de uma reunião na unidade I do CPAQ, que contou com a presença de dois representantes do Consulado da República Tcheca, os Cônsules Evandro A. Trachta e Silva e Pavla Havrlíková, além do Diretor do CPAQ, Prof. Auri Frübel, e dos docentes Paulo Baltazar, Onilda Nincao, Celma Fialho e Dirce Luz.

Vladimir Kozák nasceu em 19 de abril de 1897, na República Tcheca. Veio ao Brasil em 1923 a serviço de uma empresa multinacional. Impressionado com a beleza natural do país, começou a filmar, fotografar e pintar aspectos urbanos e rurais da nação. Em 1938 passou a residir em Curitiba.

Como fotógrafo e cinegrafista do Museu Paranaense e da Universidade do Paraná, Kozák acompanhou as expedições científicas da equipe do professor José Loureiro Fernandes, do Departamento de Antropologia, para o qual produziu vários filmes sobre etnologia indígena e cultura popular no Paraná. Em sua trajetória, esteve também na região do atual Mato Grosso do Sul e registrou os povos indígenas que aqui habitavam.

O objetivo do Consulado é divulgar o trabalho do documentarista tcheco sobre os índios no Brasil: como o trabalho tem foco nos povos indígenas, os primeiros locais de exposição foram as aldeias da região. Atualmente, a exposição se encontra na Escola Municipal Indígena Polo General Rondon, localizada no Distrito de Taunay – Aldeia Bananal, em Aquidauana (MS).

Para quaisquer dúvidas, entre em contato com o docente Paulo Baltazar, pelo e-mail apoterena@gmail.com.