Confira as alterações nas normas do Programa de Assistência Estudantil da UFMS

Postado por: Alberto dos Santos Gonzales

Nesta terça-feira (12), a Secretaria de Apoio para Assuntos Estudantis (Secae/CPAQ) divulgou as principais alterações nas normas regulamentadoras do Programa de Assistência Estudantil da UFMS.

Confira abaixo as principais mudanças:

• Inclusão de novo auxílio:

Auxílio Financeiro para Apoiar Estudante com Deficiência.

• Alteração de nome de auxílio:

O Auxílio Tutoria passou a se chamar Auxílio Financeiro para Apoio Pedagógico.

• Do desligamento:

Será desligado o discente que realizar, a partir da primeira concessão do Auxílio, mais de uma movimentação interna entre os cursos da UFMS, exceto para o apoio pedagógico.

• Receber auxílios durante o período de mobilidade internacional e nacional:

Estudantes em mobilidade internacional e nacional poderão receber o pagamento dos auxílios durante o período, porém deverão comunicar à Diase/Ciae/Proaes a situação, com antecedência mínima de trinta dias do afastamento. Em caso de impedimento de acúmulo de benefícios por parte da intuição de destino, os estudantes poderão solicitar suspensão do auxílio no período correspondente à mobilidade.

• Fim da contrapartida para acadêmicos vinculados ao Auxílio Permanência:

Não haverá mais a obrigatoriedade do discente se vincular em algum projeto de ensino, pesquisa ou extensão para receber seu auxílio financeiro. Portanto, o vínculo deverá ocorrer somente de forma voluntária.

O auxílio Permanência será exclusivamente para manter os alunos nos estudos e

apresentar desempenho satisfatório em seu curso de graduação, como prevê as diretrizes do PNAES – Programa Nacional de Assistência Estudantil  e conforme estabelece a própria regulamentação prevista na RESOLUÇÃO Nº 135, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018. (*):

– apresentar, semestralmente, Termo de Renovação disponível no portal da Proaes; e

– concluir com aprovação de no mínimo sessenta por cento da carga horária total das disciplinas na qual está matriculado no semestre anterior.

• ATENÇÃO:

Ressaltamos a importância da participação discente em projetos de ensino, pesquisa e extensão,  para o desenvolvimento, pessoal e acadêmico, e para a futura formação profissional do estudante.

Confira os detalhes na RESOLUÇÃO Nº 135, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018. (*):

GDE Error: Error retrieving file - if necessary turn off error checking (404:Not Found)

Para quaisquer dúvidas, entre em contato com a Secae, pelos telefones 3241-0426 ou 3241-0416.