Pesquisa desenvolvida no CPAQ foi apresentada em reunião do Comdema de Miranda (MS)

A convite dos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) de Miranda (MS), uma pesquisa desenvolvida no Câmpus de Aquidauana da UFMS e intitulada “Diagnóstico Físico Conservacionista da Bacia Hidrográfica do Córrego Vilas Boas por Geoprocessamento” foi apresentada pelo Professor Emerson Figueiredo Leite, do Curso de Geografia. O trabalho foi apresentado em uma reunião na Câmara Municipal de Miranda, no dia 14 de dezembro. O referido curso d’água é de relevante interesse social, econômico e ambiental para a cidade de Miranda, uma vez que a cidade, ao longo de sua expansão, ocupou áreas com ocorrência de inundação sazonal do Rio Miranda, onde deságua.

O professor exibiu dados de uso e cobertura da terra na referida bacia hidrográfica, analisando o período de ocupação no período de 1965 a 2018, a partir de dados de sensoriamento remoto. Ainda, apresentou elementos da geomorfologia e climatologia local, referentes à predisposição da bacia hidrográfica a inundações periódicas.

Para a Presidente do Condema, Lucia Mara Figueiredo Cristal Alcântara, “o trabalho apresentado sobre a Microbacia do Córrego Vilas Boas no Município de Miranda foi de grande importância para o Diagnóstico Situacional Ambiental deste curso d’água, vindo ao encontro do objetivo do Projeto, que é melhorar as condições ambientais do referido curso d’água, com a integração das famílias que ali residem, tentando minimizar os impactos ambientais ocorridos durante o aumento populacional no entorno do mesmo”. Essa apresentação faz parte do Projeto Ribeirinhos, iniciado no ano de 2018, idealizado pela Escola Municipal Maria do Rosário e realizado juntamente com este Conselho.

Professor Emerson Figueiredo Leite apresentou pesquisa desenvolvida no câmpus (clique para aumentar)

Na ocasião, estiveram presentes no debate a Bióloga Lucia Mara Figueiredo Cristal Alcântara – Representante da Câmara Municipal de Miranda e Presidente do COMDEMA; o Comandante Ten. Antônio Rondon da Silva e o Sargento Ronaldo da Silva – Representantes da Polícia Militar Ambiental-PMA; Priscila Alonso de Oliveira Figueiredo e Dionatam Miranda da Silva – Representantes da Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Ivani Ferrari Colombo e Luiz Carlos Medina Cristaldo – Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento; José Alécio Almeida Neto e Argemiro Pereira da Silva – Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miranda.

Também estiveram presentes Laís Massuda Albuquerque de Oliveira e Patrícia da Silva Pereira – Representantes do Ministério Público Estadual – Promotoria de Miranda; Rodolfo Portela Souza – Representante da Fundação Neotrópica do Brasil; Luciene Fonseca de Moraes – Representante da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Miranda; Anaí Freitas dos Santos – Representante da Associação Comercial e Industrial de Miranda; Exma. Sr.ª Cínthia Giselle Gonçalves Latorraca – Promotora de Justiça do Meio Ambiente da Comarca de Miranda; Exma. Sr.ª Maria Clara de Moraes Porfírio – Defensora Pública da Comarca de Miranda; Exmo. Sr. Valter Ferreira de Oliveira – Presidente da Câmara Municipal de Miranda; Professor Maiko Rodrigo – Representante da Escola Municipal Maria do Rosário; Senhor Ramão Adão B. Leite – Representante da Comunidade; Senhores Sinvaldo Francisco dos Santos e André Felipe dos Santos – Representantes da Polícia Militar / Pelotão de Miranda/MS.

Veja as fotos da reunião: clique aqui.