Caminhada Lúdica promoveu esporte e lazer em Aquidauana

Realizada no último sábado (01/12), a I Caminhada Lúdica do Câmpus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) promoveu esporte e lazer para a comunidade do câmpus e externa (veja o vídeo e as fotos).

Com caráter esportivo, educativo e lúdico, a atividade teve a iniciativa da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer do câmpus e contou com a colaboração de professores e acadêmicos dos cursos de Biologia, Pedagogia e Turismo e também de servidores técnicos do câmpus.

O evento buscou aproximar, socializar e integrar a comunidade acadêmica, seus familiares e amigos, fortalecendo práticas de lazer, esporte e bem-estar no câmpus e valorizando os espaços públicos do município de Aquidauana. A atividade também fez parte da campanha Eu respeito do mês novembro, que tratou do tema “conhecimento”.

Participantes realizaram aquecimento e alongamento antes da caminhada (clique para aumentar)

A caminhada adulta teve largada às 8h e percurso externo de aproximadamente 3km, com visita ao Parque Lagoa Comprida. Já a caminhada infantil também teve largada às 8h e contou com percurso interno no câmpus, de aproximadamente 450 metros.

No momento da acolhida dos participantes – no estacionamento do câmpus – os 60 primeiros inscritos da categoria adulto receberam a camiseta exclusiva da I Caminhada Lúdica CPAQ. Após e durante o percurso, foram disponibilizadas água e fruta, além de um lanchinho com o uso de frutos típicos do cerrado para as crianças, que também assistiram ao Teatro Sítio do Pica Pau Amarelo, apresentado pelo curso de Pedagogia.

Para a Profa. Patrícia Zaczuk, o sentimento é de agradecimento pelos participantes e parcerias concretizadas: “só temos a agradecer por esse primeiro evento, que teve a parceria de importantes lideranças locais. Agradecemos a todos e nos organizaremos para a próxima caminhada com corrida”.

Percurso contou com visita ao parque Lagoa Comprida (Clique para aumentar)

A acadêmica Marciana, do Curso de Administração, destaca a importância das atividades físicas e da interação na Universidade: “agradecemos a oportunidade desse evento maravilhoso, que nos reuniu com docentes e acadêmicos e também foi bom para o nosso físico. O Câmpus está de parabéns pelas oportunidades que vêm surgindo para a gente”.

O Prof. Leandro Bezerra ressalta a interação e a expectativa por uma próxima edição do evento: “evento muito importante, que permitiu a interação entre alunos, docentes, técnicos e toda a comunidade. Foi extremamente positivo e já pensamos em nos preparar para a próxima caminhada”.

A acadêmica Evelyn, do Curso de Turismo, diz que a organização do evento não foi fácil, mas que o resultado foi ótimo: “a importância desse tipo de evento para a faculdade é a integração entre os acadêmicos. Eu estava participando da organização do evento e não foi fácil. Houve vários imprevistos, mas no final tudo deu certo, graças a Deus”.

Percurso infantil envolveu conhecimentos sobre fauna e flora da região (clique para aumentar)

O Diretor do câmpus, Prof. Auri Frübel, parabenizou os organizadores e participantes da I Caminhada: “o CPAQ está de parabéns pela realização da primeira caminhada lúdica do câmpus. É uma atividade importantíssima, que, além de fazer com que a nossa comunidade pratique uma atividade física, também é uma atividade de integração, integrando servidores e discentes. Esse é o primeiro passo para uma série de atividades que envolvam questão físicas”.

Por fim, o acadêmico Vilmar, do Curso de História, disse que é importante compartilhar amizade e espera pelo evento no próximo ano: “foi uma atividade muito importante para auxiliar a comunidade e compartilhar a amizade. É importante porque interagimos, tanto acadêmicos e professores, como comunidade externa. Esperamos pelo evento no ano que vem”.

Participantes comemoraram a chegada da I Caminhada (clique para aumentar)

O projeto faz parte do Programa Mais Esporte da UFMS e conta com o apoio da Coordenadoria de Cultura e Esporte – Proece/UFMS, além de parcerias com importantes lideranças locais: Sanesul regional Aquidauana, Atlântico Super Center, Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana (FUNDACT), Secretaria Municipal de Produção e Meio Ambiente (SEPROMA), 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana, 7º Batalhão da Polícia Militar e 1° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Aquidauana.

Veja o álbum de fotos da I Caminhada Lúdica: clique aqui.

Veja o vídeo com os melhores momentos da I Caminhada Lúdica: clique aqui.

Fotos: João Doarth, Ednilson Ferreira e Asaph Ortolani.