Docentes e alunas de Administração participaram de evento sobre inovação e empreendedorismo em Campo Grande (MS)

No dia 08 de novembro de 2018, as Professoras Daniela Althoff Philippi e Gercina Gonçalves da Silva, acompanhadas das alunas Helena Fialho de Goés, Leiziane Coelho e Yara Soares da Silva, do Curso de Administração do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), participaram da palestra: “Inovação: empreendedorismo, marcas e patentes”, proferida pelo Gestor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFMS, Guilherme Souza Castro.

O evento integra diversas ações promovidas pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova), direcionadas à inovação e ao empreendedorismo na UFMS e à cooperação tecnológica. Na ocasião, as participantes do Curso de Administração aprenderam mais sobre o assunto e se atualizaram.

Acadêmicas Iara e Leiziane participaram das atividades (clique para aumentar)

Segundo a Professora Daniela, que realiza pesquisas na área da inovação, a palestra foi produtiva: “acrescentou muito, especialmente para a atualização e para saber melhor como a Universidade tem atuado nessa perspectiva”. A Professora Gercina, docente da disciplina de Empreendedorismo, destacou a relação do conteúdo do evento com a grade acadêmica: “o conhecimento adquirido e os esclarecimentos que recebemos durante a palestra irão colaborar durante a ministração do conteúdo em sala de aula”.

Por sua vez, a Acadêmica Leiziane, do quinto semestre, avaliou positivamente a oportunidade: “a palestra oportunizou novos conhecimentos e ampliou a noção sobre marcas e patentes, o entendimento sobre as dificuldades e as melhores maneiras de empreender com o apoio da UFMS”.

Acadêmica Helena em frente ao ISMAC (clique para aumentar)

Antes da palestra, as professoras e alunas fizeram uma rápida visita ao Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC), cuja missão é atuar na saúde, educação e assistência social, contribuindo para o processo de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência visual, com serviços especializados e totalmente gratuitos. Foi possível, mesmo que rapidamente, conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos pela instituição, que promove maior independência ao deficiente visual.

Na ocasião, o Instituto, que colaborou para a pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna Helena, intitulado “O perfil empreendedor das mulheres cegas ou com deficiência visual no estado de Mato Grosso do Sul”, sob a orientação e co-orientação das Professoras Gercina e Daniela, respectivamente, foi novamente convidado para comparecer na apresentação do TCC. O ISMAC se colocou à disposição para imprimir em braile o TCC da aluna, sendo que uma versão ficará na Biblioteca do ISMAC e a outra no CPAQ/UFMS.

As acadêmicas e docentes do câmpus relatam que estão na expectativa de outras oportunidade de capacitação na área e que oportunidades como essa são muito válidas!