Recém-egresso e professora do curso de Administração recebem menção honrosa no VII SINGEP

Nos dias 23 e 24 de outubro, durante a realização do VII Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (VII Singep), realizado na Universidade Nove de Julho, em São Paulo, o acadêmico Edmilson Souza Montania e a Profa. Dra. Daniela Althoff Philippi receberam menção honrosa pela apresentação de um trabalho científico.

Com o objetivo principal de ampliar o espaço para a discussão dos temas Gestão de Projetos, Inovação, Sustentabilidade e Cidades Inteligentes e Estratégia, o evento, voltado para o público acadêmico e profissional, buscou estabelecer contato entre a prática e a teoria dessas quatro áreas, criando um espaço de relevância para as discussões, de caráter científico e tecnológico, no intuito de ampliar a formação dos profissionais dessas áreas. O SINGEP conta com a parceria de diversas instituições, como Bentley e Suffolk Universities, USP, UFSC, UFSM, UNIFOR, UNIFESP, UEL e International Project Management Association, além do apoio da FAPESP, CAPES e CNPq.

Os autores Edmilson Montania e Prof. Daniela A. Philippi (clique para aumentar)

Recém-egresso do Curso de Administração (turma formada em agosto), Edmilson Souza Montania participou do evento e apresentou o artigo “Matrizes SWOT e GUT como fontes de inovação para agricultores familiares de um município sul-mato-grossense”, elaborado com a orientação da Prof. Dra. Daniela Althoff Philippi. A pesquisa descrita no artigo objetivou, por meio das Matrizes SWOT e GUT [pontos fortes (strenghts), pontos fracos (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) e gravidade, urgência e tendência], analisar e priorizar problemas no processo de comercialização de um grupo de produtores da agricultura familiar não organizados em cooperativas, propondo ações de melhoria em dimensões da inovação. Na ocasião, Edmilson e Professora receberam menção honrosa na área da inovação, ficando o artigo entre os três mais bem avaliados na área de inovação no evento.

Menção Honrosa – Artigo entre os três mais bem avaliados na área de inovação no VII SINGEP (clique para aumentar)

Para Edmilson, a participação foi um sonho realizado: “participar de um evento como o SINGEP foi um sonho, especialmente por ser um evento muito exigente para aprovação. Apresentar pela primeira vez num simpósio internacional e ainda ser premiado como um dos três melhores artigos na área de inovação é muito gratificante, principalmente por ter pessoas com mestrado e doutorado apresentando artigos na mesma área que a minha e eu apenas com a graduação”.

“Quando anunciaram o meu nome, fiquei trêmulo e sem reação. Eu nem acreditei. O melhor foi ser reconhecido junto com a minha orientadora, além de ter tido a oportunidade de troca de conhecimento e fazer novas amizades no SINGEP”, disse o acadêmico.

Segundo o egresso, a UFMS contribuiu sobremaneira para este feito: “A UFMS tem professores qualificados no Curso e no Câmpus de Aquidauana que nos permitem acesso direto e que têm domínio sobre as suas áreas. Como alunos, somos incentivados à produção científica, o que é muito gratificante, pois os professores acreditam que somos capazes, mesmo que, às vezes, não acreditemos em nós mesmos. Os professores acreditam na gente e nos incentivam e isso não preço! Quero registrar a minha eterna gratidão”.

Edmilson na apresentação do artigo científico no VII SINGEP (clique para aumentar)

Para a Professora Daniela, a persistência é uma grande característica do ex-aluno do curso de administração: “fiquei muito feliz e mais que satisfeita pelo resultado. Fiquei emocionada quando recebi a foto dele sendo premiado. Trata-se de evento com grande rigor científico. Isso é o resultado do trabalho conjunto de muitos dias e de um ex-aluno que realmente merece”.

“Ele vinha, discutia, seguia as orientações, buscava se aprofundar e trazia novidades, e o resultado está aí! É uma felicidade imensa, ainda mais que inovação é o campo das minhas principais linhas de pesquisa a partir do doutorado e fico contente com todo esse interesse dele e da sua pretensão em ingressar em programa de mestrado”, finalizou a professora.

O Câmpus de Aquidauana parabeniza aos autores que levaram o nome da UFMS ao VII Singep!