Acadêmicos de Ciências Biológicas realizaram atividade prática em disciplina de inverno

Com o objetivo de discutir sobre aplicações de conceitos ecológicos para soluções de problemas ambientais e elaborar projetos de pesquisa básica e aplicada em biodiversidade e funcionamento de ecossistemas, acadêmicos do curso de Ciências Biológicas do Campus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) realizaram, nos dias 03 e 04 de julho, uma atividade prática dentro do cronograma de ações da disciplina Tópicos Especiais em Biologia II.

Na disciplina, que é optativa de inverno e coordenada pelo docente Rogério Faria, os discentes desenvolvem projetos individuais de pesquisa de curta duração, que envolvem experimentos e observações em campo, tendo como objeto de estudo as interações planta-animal. A dinâmica e metodologia aplicada seguem os moldes da Organization For Tropical Studies, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento sediada na Costa Rica, especializada em Biodiversidade Tropical e Conservação.

Acadêmicos aproveitaram o período de férias para uma atividade prática (Clique na foto para aumentar)

Neste ano, as coletas de dados foram realizadas no distrito de Camisão, na área de reserva do sítio Terra de Gaia, contando gentilmente com a colaboração dos proprietários Nara Lázaro e Antônio Lázaro. As análises e processamento de dados foram realizados no Laboratório de Zoologia do Campus de Aquidauana.

Para o docente Rogério Faria, responsável pela disciplina, o período de férias representa um momento de oportunidades pedagógicas. “Nas férias temos mais liberdade e flexibilidade para explorar outros modelos pedagógicos e os alunos aproveitam esse processo de imersão para se aprofundarem em atividades voltadas à pesquisa científica”, disse o professor.

O CPAQ parabeniza os participantes e organizadores pela ótima iniciativa!

Acadêmicos colocaram em prática conhecimentos obtidos na sala de aula (Clique na foto para aumentar)