Festejo de São João de Corumbá e Bioma Pantanal foram vivenciados em aula de campo

Entre os dias 23 e 24 de junho, acadêmicos dos cursos de Turismo e Geografia/Licenciatura participaram de aula de campo na Base de Estudos do Pantanal e em Corumbá (MS).

A viagem, conduzida pelas professoras Eva Teixeira e Patrícia Bassinello, teve como proposta permitir um diálogo e incursão interdisciplinar entre as disciplinas Política Nacional de Educação Ambiental e Gestão do Lazer e Entretenimento. E, para tal, foram escolhidos como temática da aula uma aproximação dos alunos com um pouco do bioma Pantanal, através da visita à Base de Estudos do Pantanal, e, posteriormente, o acompanhamento pelo grupo do ritual do Banho de São João –  festa secular realizada em Corumbá, que reúne milhares de pessoas, entre comunidades locais e turistas, em um evento às margens do Rio Paraguai, que remete ao batismo de Jesus feito por João Batista nas águas do Rio Jordão.

Acadêmicos também presenciaram as belezas naturais da região! (Clique na foto para aumentar)

No caminho até chegar à Base de Estudos, os alunos foram percebendo as mudanças na paisagem e observando algumas espécies da fauna e flora que compõem a biodiversidade do Pantanal, analisando o espaço e suas relações e compreendendo este bioma como recurso natural e cultural para fins turísticos. Tal atividade é relevante para agregação de conhecimentos práticos pelos acadêmicos, bem como integração com a natureza visando à conservação ambiental. Ao realizar a aula de campo, é possível perceber o conteúdo entendido na prática e de forma inspiradora e motivadora. Conhecer um pouco da dinâmica do Pantanal in loco faz com que os conhecimentos sobre o bioma sejam entendidos.

Pela noite, o foco do conhecimento foi o envolvimento e participação do alunos no Festejo de São João de Corumbá, reconhecendo o ritual do banho de São João como prática de lazer cultural e humana e como o primeiro patrimônio cultural imaterial exclusivamente de Mato Grosso do Sul – tombamento em fase final de apreciação pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Alunos participaram de atrações na cidade! (Clique na foto para aumentar)

A festa é longa e se estende muito além do ritual às margens do rio. Primeiramente as pessoas se reúnem nas casas dos festeiros, que são preparadas e decoradas para receber as pessoas antes da descida dos andores em direção ao rio Paraguai. Andor enfeitado com a imagem do santo em destaque; fogueira, uma rica gastronomia típica e o mastro com a bandeira de São João compõem a celebração.

Em seguida, há a oração, guiada pelo rezador, pessoa escolhida na comunidade. Após, os festeiros deixam a casa com os andores. Seguem em procissão, cantando ladainhas de São João até chegarem à ladeira Cunha e Cruz. Encontram andores pelo caminho, cumprimentam-se e reverenciam o santo do outro. Chegando ao Porto, os festeiros entram no rio, rezam, banham o santo – em um momento que a água é considerada santa – quando então retornam pela ladeira para casa do festeiro, onde se inicia a festa noite a dentro, com músicas, danças e muita comida.

“Tivemos o privilégio de sermos recebidos pela festeira Bianca Machado em sua casa, que nos acolheu com muito carinho e compartilhou conosco sua história e devoção a São João. O ritual foi encantador. Pudemos perceber o reconhecimento e valorização que a comunidade corumbaense têm deste símbolo cultural, religioso e histórico, logo patrimônio imaterial do Estado e de Corumbá”, disse um dos acadêmicos.

E, para finalizar, no dia seguinte o grupo fez um passeio de chalana pelo rio Paraguai para conhecer este outro recurso e atrativo natural e turístico.

Acompanhem algumas fotos da turma na Base e alguns momentos especiais do ritual do festejo,  clique aqui (álbum de fotos).